APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ESPAÇOS VIRTUAIS: ESTUDANDO A REGRA DE L’HOSPITAL NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.463-483Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma possibilidade de aprendizagem cooperativa na disciplina de Cálculo I, a partir de interações entre sujeitos em dois espaços virtuais: o fórum do Moodle e o whatsapp. Os dados apresentados são oriundos de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar possibilidades de aprendizagem sobre conceitos de Cálculo em um ambiente virtual de aprendizagem construcionista. Para alcançar o objetivo da pesquisa desenvolveu-se parte de uma disciplina de Cálculo I a distância, com uma turma de alunos, de uma Universidade pública brasileira. Os dados foram obtidos a partir de registros da professora e alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina, nos espaços de fórum do Moodle e grupo de whatsapp. A análise dos dados foi realizada a partir dos estudos de José Armando Valente, sobre “Estar Junto Virtual”, e de Suely Scherer, sobre atitudes de educador e educandos em ambientes virtuais e sobre a
aprendizagem cooperativa. Concluímos que a atitude de habitante de alunos e professora no fórum e no whatsapp, e o fato de vivenciarem a abordagem “Estar Junto Virtual”, possibilitou a vivência de aprendizagem cooperativa na disciplina de Cálculo, ao estudarem o conteúdo da regra de L´Hospital, articulado com ações específicas realizadas pela professora na proposição de ações a distância da disciplina.