v. 12 n. 24 (2023): DOSSIÊ "PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E AVANÇOS"

					Visualizar v. 12 n. 24 (2023): DOSSIÊ "PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E AVANÇOS"
Publicado: 2023-12-14

Expediente e Sumário

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)

  • Apresentação

    Adriana Beloti
    8-11
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.8-11
  • ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO DO DISCURSO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA

    Silvio Ribeiro da Silva, Sebastião Carlúcio Alves Filho
    12-38
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.12-38
  • O ALFALETRAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SABERES/PRÁTICAS DE LINGUAGENS NA AMAZÔNIA ACREANA

    Paula Tatiana Silva-Antunes, Nágila Maria Silva Oliveira
    39-63
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.39-63
  • Formação docente e o trabalho com a leitura em perspectiva dialógica

    Glauce Correa Antunes, Márcia Cristina Greco Ohuschi
    64-94
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.64-94
  • A PROFESSORA COMO NEGOCIADORA DE SENTIDOS NA PRÁTICA DIALÓGICA DO PENSAR ALTO EM GRUPO

    Dalve Oliveira Batista-Santos, Juliana Pereira de Assis
    95-116
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.95-116
  • O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO

    Sidney Kazuyuki Sato, Marcelo Saparas, Edilaine Buin
    117-141
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.117-141
  • LETRAMENTOS E ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA SITUAÇÃO EMERGENCIAL

    Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, Carlos Moisés de Oliveira, Rudson Edson Gomes de Souza
    142-164
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.142-164
  • OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIGITAIS NO ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 RECONFIGURAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

    Aline Moreira da Fonseca Nascimento, Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Anair Valênia Martins Dias
    165-182
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.165-182
  • PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE CRÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM FOCO NO GÊNERO TIRAS EM QUADRINHOS

    Francieli Matzenbacher Pinton, Camila Steinhorst, Taís Vasques Barreto
    183-208
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.183-208
  • O GÊNERO FANFICTION NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    BENEDITO GOMES BEZERRA, Mirelle Eduarda Cabral da Silva
    209-235
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.209-235
  • ORALIDADE E GÊNEROS ORAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES LICENCIATURAS

    Elaine Cristina Forte-Ferreira, Tânia Magalhães
    236-269
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.236-269
  • NEGOCIAÇÕES COM A VOZ DE OUTREM NA ESCRITA ACADÊMICA UMA EXPERIÊNCIA COM A RESENHA TEMÁTICA

    Thaís Cristina de Assis, Juliana Alves Assis
    270-290
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.270-290
  • LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: ESCRITA E ORALIDADE PELA INTERNACIONALIZAÇÃO

    Maria Izabel Rodrigues Tognato Rodrigues Tognato, Thais Martins Do Nascimento , Lidia Stutz
    291-317
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.291-317

Entrevista

  • Entrevista com Sandrine Aeby Daghé

    Lídia Stutz, Maria Izabel Rodrigues Tognato, Tânia Guedes Magalhães
    318-324
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.318-324

Artigo de fluxo contínuo

  • A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UEM E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPUS REGIONAL DO VALE DO IVAÍ

    Gabriela da Silva Viana, Marcos Vinicius Francisco
    325-355
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.325-355
  • CULTURA MAKER E SUAS RELAÇÕES COM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NO NOVO ENSINO MÉDIO

    Marieli Paula Folharim Theisen, Ana Paula Teixeira Porto
    356-376
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.356-376
  • ESTRATÉGIAS E HABILIDADES PARA A COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA MATERNA

    Chris Royes Schardosim, Lêda Maria Braga Tomitch
    377-395
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.377-395
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO temas e conceitos adotados nas dissertações e teses (2007-2016)

    Mari Inez Tavares
    396-425
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.396-425
  • A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO- DECRETO Nº 9.765, DE 11 DE ABRIL DE 2019: NA CONTRAMÃO DA LEITURA E COMPREENSÃO DE MUNDO

    Maria Fernanda dos Santos Alencar, Cinthya Torres Melo
    426-444
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.426-444
  • A VISUALIDADE COM ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS

    Renan Michel Costa Ribeiro, Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário
    445-467
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.445-467
  • ESCRITA BIOGRAFEMÁTICA: ESCRITURA DE UMA VIDA DOCENTE

    Camila Beatriz Reiter, Fabiane Olegário
    468-481
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.468-481
  • ENSINO DE LÍNGUA OU DE GRAMÁTICA? AS COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS EM FOCO

    Luciana Maria Crestani, Letícia Regina Marcolin
    482-501
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.482-501