O GÊNERO FANFICTION NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.209-235

Palavras-chave:

Fanfiction, gênero, letramentos, sequência didática

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) propiciam um rico trabalho docente com gêneros relevantes para os alunos, oportunizando o desenvolvimento de letramentos para além da sala de aula. O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero fanfiction, contemplando oralidade, escrita, leitura, multimodalidade e letramentos, e considerando as práticas comunicativas em ambientes digitais. A proposição da SD é precedida da análise de duas fanfictions, de modo que os parâmetros dessa análise se refletem na proposta de ensino apresentada. Entendemos que, a partir do gênero fanfiction, aspectos atinentes ao desenvolvimento dos letramentos dos estudantes, especialmente ligados aos eixos da escrita, leitura e oralidade, além de semioses não verbais, podem ser produtivamente explorados.

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Biografia do Autor

Mirelle Eduarda Cabral da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduada em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte.

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)