O GÊNERO FANFICTION NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.209-235Palavras-chave:
Fanfiction, gênero, letramentos, sequência didáticaResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) propiciam um rico trabalho docente com gêneros relevantes para os alunos, oportunizando o desenvolvimento de letramentos para além da sala de aula. O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero fanfiction, contemplando oralidade, escrita, leitura, multimodalidade e letramentos, e considerando as práticas comunicativas em ambientes digitais. A proposição da SD é precedida da análise de duas fanfictions, de modo que os parâmetros dessa análise se refletem na proposta de ensino apresentada. Entendemos que, a partir do gênero fanfiction, aspectos atinentes ao desenvolvimento dos letramentos dos estudantes, especialmente ligados aos eixos da escrita, leitura e oralidade, além de semioses não verbais, podem ser produtivamente explorados.
Downloads
Referências
BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola Editorial, 2022.
BHATIA, Vijay K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.
BLACK, Rebecca W. Language, culture, and identity in online fanfiction. E-Learning and Digital Media, v. 3, n. 2, p. 170-184, jun. 2006. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epdf/10.2304/elea.2006.3.2.170. Acesso em: 28 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CARVALHO, Larissa Camacho. Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: jovens e fanfictions. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
COÊLHO, Nala Naomi Ferreira. O gênero digital fanfiction no desenvolvimento de habilidade de escrita: uma proposta de letramento crítico em língua inglesa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) – Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2022.
DENISE2515. A segunda estrela à direita. 2017. Disponível em: https://www.spiritfanfiction.com/historia/a-segunda-estrela-a-direita-8355388. Acesso em: 06 mar. 2023.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir M.; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137-152.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
KOUBETCH, Verônica. Produção do gênero Fanfictions a partir da obra literária Caçadas de Pedrinho. Cadernos PDE, v. 1, p. 2-15, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_port_artigo_veronica_koubetch.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.
LIMA, Ísis Eduarda M. O gênero fanfiction: leitura e escrita nas aulas de língua inglesa por meio de uma sequência didática. 69 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2022.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
MATOS, Geórgia Andréa. O gênero textual fanfiction como uma ferramenta de ensino. Seminário de Iniciação Científica, 30, Ijuí, 2022. Anais... UNIJUÍ. p. 1-5, 2022.
MILLER, Carolyn R. Gênero como ação social. In: MILLER, Carolyn R. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial; Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 21-41.
MRSGREY. Uma carta, uma paixão. 2015. Disponível em: https://fanfiction.com.br/historia/623936/Uma_Carta_Uma_Paixao. Acesso em: 21 fev. 2023.
OLIVEIRA, Ana Carolina A. L. As crônicas de Nárnia: um projeto de escrita de fanfiction em aplicativo de leitura e mídia social. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologia: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
SOUZA, Andrey Lopes; SILVA, Maria Clara; SANTOS, Rayane Beatriz. A fanfic e o spirit fanfic: algumas considerações sobre relações sociais, internet e potencialidade de uso das fanfics como recurso pedagógico. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 27, n. especial, p.1405-1429, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-10. Acesso em: 09 jun. 2023.
VARGAS, Maria Lúcia B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Ed. da UPF, 2005.