OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIGITAIS NO ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
RECONFIGURAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.165-182Palavras-chave:
Covid-19, Ensino remoto, Formação docente, Letramento digitalResumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma investigação sobre os desafios das práticas digitais no ensino remoto durante a pandemia da covid-19, analisando a reconfiguração do profissional da educação. Foram analisadas reportagens do G1, portal de notícias mantido pelo Grupo Globo, dos meses abril e junho de 2020, referentes ao estado de Goiás e ao Distrito Federal, buscando discutir os relatos de professores sobre as experiências e os desafios com o ensino a distância e os recursos midiáticos no período da pandemia. Nesse período, os docentes tiveram que aderir aos recursos digitais como estratégias no processo ensino-aprendizagem. Para ampliar as discussões do presente artigo, foram consultados os estudos de Andrade e Dias (2023), Franco (2016), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Moran (2020), Ribeiro (2018), Valênia (2020) e outras/os.
Downloads
Referências
ANDRADE, Elisângela Ladeira de Moura; DIAS, Anair Valênia Martins. Quadrinhos na escola: propostas de multiletramentos. Fólio - Revista De Letras, [S. l.], v. 14, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12576. Acesso em: 12 jun. 2023.
AVELAR, Michely G.; FREITAS, Carla C. (Re)pensando as práticas de linguagem em tempos digitais. 2020. In: FREITAS, Carla C.; BROSSI, Giuliana C.; SILVA, Valéria R. (org.). Políticas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a hoje? Anápolis: Ed. UEG, 2020. p. 59-68.
CASTRO, Milena. Educação a distância em tempos de pandemia: veja relato de estudantes e professores do DF. G1, 15 abr. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/04/15/educacao-a-distancia-em-tempos-de-pandemia-veja-relato-de-estudantes-e-professores-do-df.ghtml. Acesso em: 02 jun. 2023.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.
JUNQUEIRA, Michelle Asato; ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan. Pandemia, educação infantil e ensino remoto: normativas, realidades, impactos e projeções para o desenvolvimento de crianças brasileiras na primeira infância. In: PUGA, Bruna Azzari et al. (orgs.). Os novos desafios das políticas públicas e da cidadania na era digital. São Paulo: D’Plácido, 2022. p. 69-86.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Trad. Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
MORAN, José. A culpa não é do online: contradições na educação evidenciadas pela crise atual. Blog Educação Transformadora, jun. 2020. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=1506. Acesso em: 26 jun. 2023.
PAULA. Maria Aparecida Martins de. A importância da divulgação científica para as políticas públicas de saúde na era digital. In: PUGA, Bruna Azzari et al. (orgs.). Os novos desafios das políticas públicas e da cidadania na era digital. São Paulo: D’Plácido, 2022. p. 87-110.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
RIBEIRO, Ana Elisa; NOVAIS, Ana Elisa C. (org.). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
SANTANA, Vitor. Professoras falam sobre adaptação para dar aulas virtuais durante pandemia e citam “incertezas e improvisos”. G1, 6 jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/07/06/professoras-falam-sobre-adaptacao-para-dar-aulas-virtuais-durante-pandemia-e-citam-incertezas-e-improvisos.ghtml. Acesso em: 02 jun. 2023.
VALÊNIA, Anair. Compartilhamento de modos de vida: hibridação cultural e linguagem no ensino de língua portuguesa. In: DE PAULA, Maria Helena; XAVIER, Vanessa Regina Duarte. Estudos da linguagem em abordagens multiculturais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020. p. 39-60.