OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIGITAIS NO ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

RECONFIGURAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.165-182

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino remoto, Formação docente, Letramento digital

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma investigação sobre os desafios das práticas digitais no ensino remoto durante a pandemia da covid-19, analisando a reconfiguração do profissional da educação. Foram analisadas reportagens do G1, portal de notícias mantido pelo Grupo Globo, dos meses abril e junho de 2020, referentes ao estado de Goiás e ao Distrito Federal, buscando discutir os relatos de professores sobre as experiências e os desafios com o ensino a distância e os recursos midiáticos no período da pandemia. Nesse período, os docentes tiveram que aderir aos recursos digitais como estratégias no processo ensino-aprendizagem. Para ampliar as discussões do presente artigo, foram consultados os estudos de Andrade e Dias (2023), Franco (2016), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Moran (2020), Ribeiro (2018), Valênia (2020) e outras/os.

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Biografia do Autor

Aline Moreira da Fonseca Nascimento, Universidade Federal de Catalão

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora efetiva da rede municipal de Jussara-GO. Membro do Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas (Gegdel).

Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Universidade Federal de Catalão

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Professora efetiva da educação básica da rede estadual de ensino de Goiás. Membro do Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas (Gegdel).

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Catalão

Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e professora adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas (Gegdel). Membro da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP). Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE).

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)