CULTURA MAKER E SUAS RELAÇÕES COM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.356-376Palavras-chave:
Cultura maker na educação, BNCC, Novo Ensino Médio, Leitura e produção de textosResumo
Este estudo interliga a cultura maker ao Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e à Base Nacional Comum Curricular, de forma a sugerir a criação de um itinerário formativo que envolva esse movimento no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à leitura e à produção de texto. Assim, objetiva analisar a possibilidade da criação de um itinerário formativo que trate da cultura maker e elencar possíveis abordagens para sua efetivação na escola a fim de inserir esse movimento tão significativo hodiernamente também no contexto escolar. Constata-se, a partir das reflexões realizadas, que atividades de leitura e produção de textos sob o viés maker podem ser profícuas para o desenvolvimento dos estudantes à medida em que unem escrita, design gráfico e criatividade.