A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO- DECRETO Nº 9.765, DE 11 DE ABRIL DE 2019:
NA CONTRAMÃO DA LEITURA E COMPREENSÃO DE MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.426-444Palavras-chave:
Alfabetização, Paulo Freire, Ensino Fundamental-anos iniciais, EJAResumo
este artigo aponta reflexões sobre a proposta de alfabetização centrada no método fônico de leitura e de aprendizagem da escrita, apresentada pelo Plano Nacional de Alfabetização (2019), do Ministério da Educação-Secretaria de Alfabetização, que orienta o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes do ensino fundamental-anos iniciais e da EJA por meio do modelo fônico. Neste sentido, busca o diálogo com discussões teóricas sobre alfabetização e o seu fazer pedagógico trazidas por Paulo Freire, compreendendo que os professores desenvolvem caminhos diversificados para o processo de alfabetização e que a leitura da palavra é a leitura da “palavramundo” (FREIRE, 2005).
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