ENSINO DE LÍNGUA OU DE GRAMÁTICA?
AS COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.482-501Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa. Ensino de Gramática. BNCC. Competências discursivas.Resumo
O ensino de Língua Portuguesa é frequentemente confundido com o ensino de nomenclaturas gramaticais. Contudo, ensinar língua não se resume à conceituação e à classificação de elementos linguísticos, tampouco o conceito de gramática se resume a isso. Nesse sentido, o presente trabalho busca esclarecer a diferença entre ensino de língua e ensino de nomenclaturas gramaticais, refletindo sobre como a gramática está implicada no uso da língua e pode ser explorada nas atividades escolares com vistas ao efetivo desenvolvimento de competências discursivas dos estudantes. O trabalho vem embasado em estudos de Possenti (1996), Neves (2019), Oliveira (2010), Geraldi (2006) e Fiorin (2007), assim como em proposições da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018)
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