PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE CRÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM FOCO NO GÊNERO TIRAS EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.183-208Palavras-chave:
Prática de Análise Linguística, Análise semiótica, Tiras em Quadrinhos, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Considerando a Prática de Análise Linguística (PAL), inicialmente proposta por Geraldi (1984) e desenvolvida por outros pesquisadores, neste artigo retomamos o ensaio de Barreto (2022) que busca promover a análise da língua de forma situada sócio-historicamente. A partir disso, apresentamos a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base crítica, uma proposta didático-pedagógica com foco em um exemplar de Tiras em Quadrinhos. Para tanto, ancoramo-nos na Análise Crítica de Gênero (ACG), uma abordagem mestiça ancorada na perspectiva de gênero da Sociorretórica (BAZERMAN, 2009), no sistema de estratificação da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), na Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e nos conceitos de discurso, hegemonia e poder da Análise Crítica de Discurso (FAIRCLOUGH, 2016).
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