ESTRATÉGIAS E HABILIDADES PARA A COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA MATERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.377-395

Palavras-chave:

Estratégias, Habilidades, Compreensão leitora, Língua materna

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir os termos estratégias e habilidades para compreensão leitora, bem como apresentar uma compilação de estratégias para o ensino da compreensão leitora em português como língua materna com base em estudos recentes, especialmente os realizados no Brasil, preenchendo a lacuna de poucas pesquisas na área. Sugere quinze estratégias para a compreensão leitora a serem utilizadas antes, durante e após a leitura, compiladas e adaptadas para o ensino de português como língua materna. Por fim, este estudo considera que o ensino de estratégias pode contribuir para a melhoria da compreensão leitora em português como língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lêda Maria Braga Tomitch, UFSC

Professora titular na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Doutora em Letras pela UFSC (1995). Realizou pós-doutoramento na Carnegie Mellon University-EUA (1999-2000) e na Universidade de Auckland-NZ (2018).  leda@cce.ufsc.br

Downloads

Publicado

2023-12-14