LETRAMENTO CIENTÍFICO

temas e conceitos adotados nas dissertações e teses (2007-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.396-425

Palavras-chave:

Letramento científico. Educação para ciência. Filosofia da Linguagem, Teoria Crítica.

Resumo

Este artigo mapeia dissertações e teses em Educação em Ciências de 2007 a 2016 que utilizam letramento científico com a finalidade de compreender os temas e sentidos atribuídos a essa expressão no Brasil. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia adotada. O referencial teórico se fundamenta na filosofia bakhtiniana da linguagem e na teoria crítica da educação. A variedade temática no campo dos estudos do letramento científico revela que é um campo profícuo para estudos de temas que afetam ensino e aprendizagem das ciências. Confirma que letramento científico não é o termo adequado, devido ao fato de letramento estar vinculado à ideologia de alfabetização instrumental e propõe o uso de educação para a ciência para nominar reflexões, metodologias e práticas que envolvem o pensar e falar sobre ciência no campo da educação.

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Biografia do Autor

Mari Inez Tavares, UFES

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Atualmente é professor 3º grau da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representação social, educação para Ciência. nos ensinos fundamental, médio e superior. 

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Publicado

2023-12-14