O ALFALETRAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SABERES/PRÁTICAS DE LINGUAGENS NA AMAZÔNIA ACREANA

Autores

  • Paula Tatiana Silva-Antunes Universidade Federal do Acre
  • Nágila Maria Silva Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.39-63

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Alfabetização, Letramento, Amazônia Acreana

Resumo

Nesta pesquisa, compartilhamos uma experiência formativa vivenciada na disciplina “Alfabetização, Leitura e Escrita”, ofertada no Curso de Pós-Graduação lato sensu “Saberes e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental”, na Universidade Federal do Acre, em 2022. Na referida Especialização, os alunos-professores puderam tecer reflexões sobre as próprias práticas pedagógicas, problematizando os saberes linguísticos acionados na aquisição da língua materna de seus alunos nas escolas onde atuam. Partindo de formulários online, respondidos no início da disciplina, os professores foram levados a refletir sobre suas práticas com base no eixo leitura-oralidade-escrita (SOARES, 2003; 2018; 2021; MAGALHÃES; ALVIM, 2019). A disciplina culminou com a produção de sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) envolvendo variados gêneros discursivos para o ensino de práticas de línguas/linguagens.  

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Referências

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)