LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: ESCRITA E ORALIDADE PELA INTERNACIONALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.291-317Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos. Formação inicial de professores de línguas. Internacionalização. Escrita e oralidade.Resumo
Considerando o papel da linguagem, em especial a escrita e a oralidade no contexto do Ensino Superior, este artigo objetiva apresentar percepções e reflexões acerca dos Letramentos Acadêmicos e suas possíveis contribuições para a formação docente inicial de Língua Inglesa e as relações com a internacionalização, uma vez que é um dos princípios da Universidade. Quanto à metodologia, utilizamos estudos bibliográficos, análises de documentos como o PDI da Unespar, questionários e diários de aprendizagem e de formação. Este trabalho nos permitiu obter uma maior compreensão sobre algumas contribuições da perspectiva dos Letramentos Acadêmicos à formação inicial de professores de línguas, apontando possíveis avanços neste contexto, bem como sobre a necessidade de ampliar este trabalho no Ensino Superior por meio da continuidade de outros estudos sobre a investigação realizada.
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