A VISUALIDADE COM ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.445-467Palavras-chave:
Alunos surdos, Recursos visuais, Pedagogia VisualResumo
Objetivou-se mapear as publicações nacionais relacionadas à aplicação de estratégias de ensino visuais na educação de surdos na Educação Básica. Inspirou-se em um protocolo de revisão sistemática da literatura. As bases de dados pesquisadas foram: Scientific Electronic Library Online e Portal de Periódicos CAPES com os seguintes descritores: pedagogia visual, pedagogia surda, recursos visuais, educação inclusiva e aprendizagem, cada uma combinando com a palavra surdez e seus respectivos, surdo e surdos. Após a seleção, 28 estudos foram analisados. Foram identificadas práticas pedagógicas visuais, nas quais os professores criaram materiais, produziram vídeos com acessibilidade. Com a concentração de publicações nas regiões sul e sudeste e entre os anos de 2019 e 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
