A VISUALIDADE COM ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS

Autores

  • Renan Michel Costa Ribeiro Universidade Federal Rural da Amazônia / Graduando https://orcid.org/0000-0001-6986-0664
  • Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.445-467

Palavras-chave:

Alunos surdos, Recursos visuais, Pedagogia Visual

Resumo

Objetivou-se mapear as publicações nacionais relacionadas à aplicação de estratégias de ensino visuais na educação de surdos na Educação Básica. Inspirou-se em um protocolo de revisão sistemática da literatura. As bases de dados pesquisadas foram: Scientific Electronic Library Online e Portal de Periódicos CAPES com os seguintes descritores: pedagogia visual, pedagogia surda, recursos visuais, educação inclusiva e aprendizagem, cada uma combinando com a palavra surdez e seus respectivos, surdo e surdos. Após a seleção, 28 estudos foram analisados. Foram identificadas práticas pedagógicas visuais, nas quais os professores criaram materiais, produziram vídeos com acessibilidade. Com a concentração de publicações nas regiões sul e sudeste e entre os anos de 2019 e 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

COSTA RIBEIRO, Renan Michel; MORAES DE FREITAS ROSÁRIO, Hilda Rosa. A VISUALIDADE COM ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 445–467, 2023. DOI: 10.33871/22386084.2023.12.24.445-467. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/7236. Acesso em: 15 dez. 2025.