O Mosaico

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes [ISSN: 2175-0769] é uma publicação semestral, em formato digital, no site dos periódicos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
A Revista O Mosaico, iniciada em 2009 pelo setor de Pesquisa e Pós-Graduação da FAP junto a um grupo de professores da instituição, tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e memoriais descritivos, sob duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com período e tema previamente definidos; b) Fluxo Contínuo para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Artes do Vídeo, Artes Cênicas, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre estudantes/graduandos e pesquisadores/as (graduados, especialistas, mestres, doutores, pós-doutores) de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais.
* Artigos fora do domínio das Artes serão automaticamente recusados.
Todos os artigos publicados na revista passam pela avaliação do nosso Conselho Editorial, ou, quando for o caso, pela avaliação ad-hoc de especialistas convidados para a emissão de pareceres.

Notícias

 

CHAMADA

 

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN: 2175-0769)

CHAMADA ABERTA

01/07/2021 a 30/01/2022

 

Dossiê temático:

Coordenação: Professoras doutoras Ana Paula Peters (Unespar/EMBAP); Cristiane Wosniak (Unespar/FAP) e Jani Mendonça (UniCuritiba)

 

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN: 2175-0769), que é aberta ao livre acesso de ARTIGOS, RESENHAS, ENSAIOS, ENTREVISTAS e MEMORIAIS DESCRITIVOS, busca promover iniciativas de troca de conhecimento com a comunidade científica, artística e com a sociedade.

 

A nova edição com o dossiê temático – PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTES: ESTUDOS ARQUEOLÓGICOS [previsão para publicação – 1º semestre de 2022], tem por problematização e finalidade, refletir sobre a crítica genética e sobre os processos de criação em artes a partir dos documentos de registro de construção das obras. Ancorado nos pressupostos da Crítica Genética e na Crítica de Processo propostas por Cecília  Almeida Salles este dossiê pretende trazer para o foco do debate teórico algumas questões pontuais: 1) Como se organizam as tramas do pensamento em criação? 2) Como se estruturam os arquivos de criação processual de uma obra artística? 3) Os documentos de processo podem se constituir em mídias diversas daquelas da obra em pauta? 4) Como se pode dar a documentação de processo de uma obra a partir das artes visuais? E da música? E da dança? Teatro? Audiovisualidades? Cinema? Museologia? Literatura? Interessa-nos trabalhos que sejam estruturados a partir de leituras reflexivas, analíticas e históricas sobre obras artísticas, sobre processos singulares de criadores e criadoras – sobretudo brasileiros/as – nas mais diversas linguagens artísticas; leituras sobre processos artísticos inacabados, reflexões críticas efetuadas pelos/as próprios/as artistas acerca do conjunto de sua obra/acervo, auto-etnografias, leituras semióticas abertas. Como afirma Salles (2006, p. 16) “muitas questões de extrema importância para se discutir a arte em geral e aquela produzida nas últimas décadas, de modo especial, necessitam de um olhar que seja capaz de abarcar o movimento, dado que leituras de objetos estáticos não se mostram satisfatórias ou eficientes.”

REF.: SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo, SP, 2006.

 

Os trabalhos poderão estar vinculados a um [ou mais] dos seguintes eixos temáticos:

  1. Processos de criação, registros e documentação nas artes visuais;
  2. Processos de criação, registros e documentação nas artes cênicas;
  3. Processos de criação, registros e documentação nas artes do corpo/dança;
  4. Processos de criação, registros e documentação na música;
  5. Processos de criação, registros e documentação na museologia;
  6. Processos de criação, registros e documentação na literatura;
  7. Processos de criação, registros e documentação no cinema e nas artes do vídeo;
  8. Análise de obras que se constituem em ‘processo’ na contemporaneidade;
  9. Leituras semióticas sobre obras artísticas (in)acabadas;
  10. Processos de criação interdisciplinares;
  11. Reflexões sobre remontagem, adaptação, releituras artísticas contemporâneas;
  12. Reflexões Auto-etnográficas.

A Revista ainda recebe trabalhos em fluxo contínuo e que não necessitam vinculação à temática do dossiê, mas obrigatoriamente deverão versar sobre algum aspecto relativo ao campo das Artes.

Os/as interessados/as em submeter resenhas críticas sobre livros, dissertações e teses publicadas ou filmes exibidos, deverão observar que o material resenhado deve ter sido desenvolvido nos últimos cinco anos.

PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: O prazo de submissão do texto e do mini-currículo à Revista O Mosaico é de 01/07/2021 a 30/01/2022, postando o trabalho, mediante a realização de cadastro, no site:

http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/about/submissions#onlineSubmissions

Após este prazo, os textos serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial e aos pareceristas ad hoc da Revista.

Previsão de publicação da edição: maio/junho de 2022.

*Coordenadoras:

Ana Paula Peters – é professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – campus Curitiba I – EMBAP), Brasil, onde atua nos cursos de graduação em Licenciatura em Música e no Bacharelado em Museologia e também no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), na linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade. É doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa incluem a música popular brasileira, os arquivos sonoros, a indústria fonográfica, a prática musical e as possibilidades de ensino do choro em sala de aula. É autora do livro "Nas trilhas do choro" (2016), publicado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Em 2013, a coleção de livros "Além das notas: música" de educação musical para a educação básica, do 1º ao 5º ano, ficou entre as obras finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria livros didáticos e paradidáticos. Organizou os livros “Reflexões e experiências para a educação em música e artes visuais (Pibid)” - Caderno 1 (2015) e Caderno 2 (2018), com Vivian Letícia B. Marques e “PIBID e a formação de professores pelos campi da UNESPAR” (2016), com Márcia Stentzeler, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Contato: anapaula.peters@unespar.edu.br 

Cristiane Wosniak - Doutora em Comunicação e Linguagens (Estudos de Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiutí do Paraná (2015). Mestre em Comunicação e Linguagens (Cibermídia e Meios Digitais) pela mesma instituição (2006). É Especialista em Artes-Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (1996). É bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1987) e bacharel e licenciada em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992). Atualmente é vice-coordenadora e docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná – vinculada à linha de pesquisa (2): Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo. Desde 2019 é docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Federal do Paraná vinculada à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Na Universidade Federal do Paraná, exerce ainda a função de coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR. É líder do Grupo de Pesquisa CineCriare – Cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV/Unespar/CNPq). É membro do Grupo de Pesquisa ELiTe: Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (PPGE/UFPR/CNPq). Contato: cristiane.wosniak@unespar.edu.br

Janiclei Mendonça - Doutora em Comunicação e Linguagens (Estudos de Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiutí do Paraná (2020). Mestre em Letras (Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Especialista em Gestão do Design pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Especialista em Cinema com Ênfase em Produção Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Curitiba II/FAP (2013). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Unicesumar (2014). É professora no curso de Publicidade e Propaganda na Unicuritiba com as disciplinas TV e Cinema, Produção Audiovisual, Produção em Rádio, Semiótica e Ênfase em Criação. É sócia-proprietária da Caulim Filmes desde 2018. Atualmente, encontra-se realizando estágio de pós-doutorado na Universidade Anhembi-Morumbi – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – linha de pesquisa (1): análise de produtos audiovisuais. É membro do Grupo de Pesquisa CineCriare – Cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV/Unespar/CNPq) e membro do GP CineArte – Cinema, análise fílmica e experiência intelectual (PPGCOM/Anhembi-Morumbi/CNPq). Contato: jani.mendonca@gmail.com

 

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O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN: 2175-0769)

CALL FOR SUBMISSIONS

07/01/2021 to 01/30/2022

 

Thematic Dossier: CREATION PROCESSES IN ART: ARCHEALOGICAL STUDIES

Organizers: Professors Doctors Ana Paula Peters (Unespar/EMBAP); Cristiane Wosniak (Unespar/FAP) and Janiclei Mendonça (UniCuritiba)

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes, which is open for free access to ARTICLES, REVIEWS, ESSAYS, INTERVIEWS and DESCRIPTIVE MEMORIALS, seeks to promote knowledge exchange initiatives with the scientific and artistic community and society.

The new edition with the thematic dossier – CREATION PROCESSES IN ART: ARCHAELOGICAL STUDIES (estimated to be published in the 1st semester of 2022), has the purpose to question and reflect on the genetic criticism and the processes of creation in arts present in documents that registered the construction of the works. Based on the theoretical assumptions of the Genetic Criticism and on the Process Criticism proposed by Cecilia Almeida Salles, this dossier aims to bring to the focus of the theoretical debate some specific questions, such as: 1) How are the schemes of thought in creation organized? 2) How are the files in the process of an artistic creation structured? 3) Can the documents of the process become mídia diverse from those of the work in question? 4) How can the process of a work from the Visual Arts be documented? And from the Music? the Dance? the Theatre? the Audiovisual? the Cinema? the Museology? the Literature? We are interested in works that are structured from reflective, analytical and historical readings about artistic works, about the unique processes of men and women creators – especially Brazilians – in the most diverse artistic languages; readings about unfinished artistic processes, critical reflections carried out by the artists themselves about the whole of their work/collection, auto-ethnographies, open semiotic readings. As Salles (2006, p. 16) states, “many issues of extreme importance for the discussion of art in general, and particularly the art produced in recent decades, require a look that is able to encompass the movement, considering that readings of static objects do not prove satisfactory or efficient”.

REF.: SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo, SP, 2006.

The works may be related to one (or more) of the following thematic axes:

  1. Creation, recording and documentation processes in the Visual Arts;
  2. Creation, recording and documentation processes in the Performing Arts;
  3. Creation, recording and documentation processes in the arts of the body/Dance;
  4. Creation, recording and documentation processes in Music;
  5. Creation, recording and documentation processes in Museology;
  6. Creation, recording and documentation processes in Literature;
  7. Creation, recording and documentation processes in Cinema and Video Arts;
  8. Analysis of works that are constituted in a ‘process’ in contemporaneity;
  9. Semiotic readings about (un)finished artistic works;
  10. Interdisciplinary creation processes;
  11. Reflections on reassembly, adaptation, contemporary artistic re-interpretations;
  12. Self-ethnographic reflections.

The journal also receives works in a continuous flow which do not need to be linked to the theme of the dossier, but must necessarily deal with some aspect related to the field of arts.

Those interested in submitting critical reviews of published books, dissertations and thesis or films already shown should note that the material must have been developed in the last five years.

DEADLINE FOR SUBMISSION OF THE PAPERS: The deadline for submission of the text and mini curriculum to the journal O MOSAICO goes from 07/01/2021 to 01/30/2022, by posting the work, upon registration, on the website: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/about/submissions#onlineSubmissions

After this period, the works will be forwarded to the members of the Editorial Board and ad hoc reviewers of the journal.

Estimated date for the publication of the edition: May/June 2022

*Coordinators:

Ana Paula Peters – Professor at the Universidade Estadual do Paraná (Unespar – campus Curitiba I – EMBAP), where she works in the Undergraduate courses of Music Teachers Training and Bachelor’s in Museology, and also in the PostGraduation Program of Music of the same university, in the Research Line of Music, Culture and Society. She has a PhD in History from the Universidade Federal do Paraná (UFPR). Her research interests include Brazilian popular music, sound archives, the phonographic industry, musical practice and the possibilities of teaching choro in the classroom. She is the author of the book “Nas trilhas do choro” (2016), published by the Programa de Apoio e Incentivo à Cultura of the Fundação Cultural de Curitiba and Prefeitura Municipal de Curitiba. In 2013, the book collection “Além das Notas: música”, for the musical education of 1st to 5th years of basic school level students, was among the final works of the Jabuti Award, in the didactic and paradidactic books category. She has organized, with Vivian Letícia B. Marques,  the books “Reflexões e experiências para a educação em música e artesvisuais (PIBID)” – Caderno 1 (2015) and Caderno 2 (2018), and, with Márcia Stentzeler,  “PIBID e a formação de professores pelos campi da Unespar” (2016), on the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship (PIBID), financed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Contact: anapaula.peters@unespar.edu.br 

Cristiane Wosniak – PhD in Communication and Languages (Film and AudioVisual Studies) from Universidade Tuiuti do Paraná (2015). Master in Communication and Languages (Cybermedia and Digital Media) from the same institution (2006). Specialist in Arts-Dance by the Faculdade de Artes do Paraná (1999). She holds a Bachelor’s Degree in Biological Sciences from the Universidade Federal do Parana (1987) and a Bachelor’s Degree in Dance from the Pontificia Universidade Católica do Paraná (1992). She is currently vice-coordinator and permanent professor of the Academic Master’s Program in Film and VideoArts (PPG-CINEAV) at the Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná – linked to the Research line (2) Creative Processes in Film and VideoArts. Since 2019, she has been a permanent professor in the Post-graduation Program (Master’s and Doctorate) in Education at the Universidade Federal do Paraná, linked to the Research Line of Language, Body and Aesthetics in Education (LiCorEs). At Universidade Federal do Paraná, she also works as a choreographer for the UFPR’s Téssera Companhia de Dança. She is also a leader of the CineCriare Research Group – Cinema: creation and reflection (PPG-CINEAV/Unespar/CNPq) and a member of the ELiTe Research Group: Laboratory of Studies in Performative Education, Language and Theatrics (PPGE/UFPR/CNPq). Contact: cristiane.wosniak@unespar.edu.br

Janiclei Mendonça – PhD in Communication and Languages (Film and AudioVisual Studies) from Universidade Tuiuti do Paraná (2020). Master in Letters (Literary Language and Social Interfaces: comparative studies by the Universidade Estadual de Londrina (2011). Specialist in Cinema with Emphasis in AudioVisual Production by the Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus Curitiba II/FAP (2013). Bachelor’s Degree in Publicity and Advertising from Unicesumar (2014). She is a professor in the Publicity and Advertising course at UniCuritiba, teaching the subjects of TV and Cinema, AudioVisual production, Radio Production, Semiotics and Emphasis on creation. She has been a partner-owner of Caulim Filmes since 2018. Currently she is doing a postdoctoral internship at the Communication Postgraduation Program of the Universidade Anhembi-Morumbi, in the Research Line of Analysis of AudioVisual products. She is a member of the CineCriare Research Group – Cinema: creation and reflection (PPG/CINEAV/Unespar/CNPq) and also of the Research Group CineArte-Cinema, film analysis and intellectual experience (PPGCOM/Anhembi-Morumbi/CNPq). Contact: jani.mendonca@gmail.com

 

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O Mosaico – Revista de Investigación en Artes (ISSN: 2175-0769)

LLAMADA ABIERTA

01/07/2021 a 30/01/2022

 

Dossier temático:

Coordinación: Profesoras doctoras Ana Paula Peters (Unespar/EMBAP); Cristiane Wosniak (Unespar/FAP) y Jani Mendonça (UniCuritiba)

 

O Mosaico – Revista de Investigación en Artes (ISSN: 2175-0769), que está abierta al libre acceso de ARTÍCULOS, RESEÑAS, ENSAYOS, ENTREVISTAS Y MEMORIALES DESCRIPTIVOS, busca promover iniciativas de cambios de conocimiento con la comunidad científica, artística y con la sociedad.

La nueva edición con dossier temático – PROCESOS DE CREACIÓN EN ARTES: ESTUDIOS ARQUEOLÓGICOS [pronóstico para publicación – 1º semestre de 2022], tiene por problematización y finalidad, reflejar sobre la crítica genética y sobre los procesos de creación en las artes a partir de los documentos de registro de construcción de las obras. Anclado en los presupuestos de la Crítica Genética y en la Crítica de Proceso propuestas por Cecília Almeida Salles este dossier tiene la intención de traer al enfoque del debate teórico algunas cuestiones puntuales: 1) ¿Cómo se organizan las tramas del pensamiento en creación? 2) ¿Cómo se estructuran los archivos de creación procesual de una obra artística? 3) ¿Pueden los documentos de proceso se constituir en medios de comunicaciones diversos de aquellas obras en cuestión? 4) ¿Cómo se puede documentar el proceso de una obra a partir de las artes visuales? ¿Y de la música? ¿Y de la danza? ¿Teatro? ¿Audiovisuales? ¿Cine? ¿Museología? ¿Literatura? Nos interesa trabajos que sean estructurados a partir de lecturas reflexivas analíticas e históricas sobre obras artísticas, sobre procesos singulares de creadores y creadoras – sobretodo brasileños/as – en los más diversos lenguajes artísticos; lecturas sobre procesos artísticos inacabables, reflexiones críticas realizadas por los/as propios/as artistas sobre el conjunto de su obra/acervo, auto-etnografías, lecturas semióticas abiertas. Como señala Salles (2006, p. 16) “muchas cuestiones de extrema importancia para debatirse el arte en general y aquella producida en las últimas décadas, de modo especial, necesitan de una mirada que sea capaz de abarcar el movimiento, ya que las lecturas de objetos estáticos no se muestran satisfactorias o eficientes”. [1]

REF.: SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo, SP, 2006.

 

Los trabajos podrán estar vinculados a uno (o más) de los siguientes ejes temáticos.

  1. Procesos de creación, registros y documentación en las artes visuales.
  2. Procesos de creación, registros y documentación en las artes escénicas;
  3. Procesos de creación, registros y documentación en las artes del cuerpo/danza;
  4. Procesos de creación, registros y documentación en la música;
  5. Procesos de creación, registros y documentación en la museología;
  6. Procesos de creación, registros y documentación en la literatura;
  7. Procesos de creación, registros y documentación en el cine y en las artes del video;
  8. Análisis de obras que se constituyen un ‘proceso’ en la contemporaneidad; 
  9. Lecturas semióticas sobre obras artísticas (in)acabadas;
  10. Procesos de creación multidisciplinario;
  11. Reflexiones sobre remontaje, adaptación, relecturas artísticas contemporáneas;
  12. Reflexiones Auto etnográficas.

La Revista todavía recibe trabajos en flujo continuo que no necesitan estar vinculados a la temática del dossier, sino que obligatoriamente deben tratar sobre algún aspecto relacionado al campo de las Artes.

Los interesados(as) en enviar reseñas críticas sobre libros, disertaciones y tesis publicadas o películas proyectadas, deben observar que el material reseñado debe haber sido desarrollado en los últimos cinco años.

PLAZOS PARA ENVÍO DE TRABAJOS: El plazo de envío del texto y del mini-currículum a la Revista O Mosaico es de 01/07/2021 hasta 30/01/2022, publicando el trabajo, al registrarse, en sitio web:

http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/about/submissions#onlineSubmissions

Transcurrido este plazo, los textos se remitirán a los miembros del Comité Editorial y a los revisores ad hoc de la Revista.

Pronóstico de publicación de la edición: mayo/junio de 2022.

*Coordinadoras:

Ana Paula Peters – es profesora de la Universidad Estatal de Paraná (UNESPAR – campus Curitiba I – EMBAP), Brasil, dónde actúa en los cursos de graduación en Licenciatura en Música y en Licenciatura en Museología y también en el Programa de Posgrado en Música de la Universidad Estatal de Paraná (UNESPAR), en la línea de investigación Música, Cultura y Sociedad. Es doctora en Historia por la Universidad Federal de Paraná (UFPR). Sus intereses de investigación incluyen la música popular brasileña, los archivos sonoros, la industria fonográfica, la práctica musical y las posibilidades de enseñanza del llanto en el aula. Es autora del libro "Nas trilhas do choro" (2016), publicado por el Programa de Apoyo e Incentivo a la Cultura de la Fundación Cultural de Curitiba y del Ayuntamiento de Curitiba. En 2013, la colección de libros "Além das notas: música" de educación musical para la educación básica, de 1º a 5º grado, estuvo entre las obras finalistas del Premio Jabuti, en la categoría libros didácticos y paradidácticos. Organizó los libros “Reflexões e experiências para a educação em música e artes visuais (Pibid)” - Cuaderno 1 (2015) e Cuaderno 2 (2018), con Vivian Letícia B. Marques y “PIBID e a formação de professores pelos campi da UNESPAR” (2016), con Márcia Stentzeler, sobre el Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Contacto: anapaula.peters@unespar.edu.br 

Cristiane Wosniak – Doctora en Comunicación y Lenguajes (Estudios Cinematográficos y Audiovisuales) por la Universidad Tuiutí de Paraná (2015). Máster en Comunicación y Lenguajes (Cibermedios y Medios Digitales) por la misma institución (2006). Es especialista en Artes-Danza por la Facultad de Artes de Paraná (1996). Licenciada en Ciencias Biológicas por la Universidad Federal de Paraná (1987) y licenciada en Danza por la Pontifica Universidad Católica de Paraná (1992). Actualmente es vicecoordinadora y docente permanente del Programa de Maestría Académica en Cine y Video Artes (PPG-CINEAV) de la Universidad Estatal de Paraná (Unespar) campus de Curitiba II/Facultad de Artes de Paraná – vinculada a la línea de investigación (2): Procesos de Creación en el Cinema y Video Artes. Desde 2019 es profesora permanente del Programa de Posgrado (Maestría y Doctorado) en Educación de la Universidad Federal de Paraná vinculada a la línea de investigación Lenguajes, Cuerpo y Estética en la Educación (LiCorEs). En la Universidad Federal de Paraná, también trabaja como coreógrafa de la Téssera Companhia de Dança UFPR. Es líder del Grupo de Investigación CineCriare – Cine: creación y reflexión (PPG-CINEAV/Unespar/CNPq). Es miembro del Grupo de Investigación ELiTe: Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (PPGE/UFPR/CNPq). Contacto: cristiane.wosniak@unespar.edu.br

 

Janiclei Mendonça – Doctora en Comunicación y Lenguajes (Estudios Cinematográficos y Audiovisuales) por la Universidad Tuiutí de Paraná (2020). Máster en Letras (Lenguaje Literario e Interfaces Sociales: Estudios Comparados) por la Universidad Estatal de Oeste de Paraná (2014). Especialista en Gestión del Diseño por la Universidad Estatal de Londrina (2011). Especialista en Cine con Énfasis en Producción Audiovisual por la Universidad Estatal de Paraná (Unespar) – campus de Curitiba II/FAP (2013). Graduada en Publicidad y Propaganda por Unicesumar (2014). Es docente en el Curso de Publicidad y Propaganda en la Unicuritiba en las asignaturas Tele y Cine, Producción Audiovisual, Producción en Radio, Semiótica y Énfasis en Creación. Es socio-propietaria de la Caulim Filmes desde 2018. Actualmente realiza prácticas posdoctorales en la Universidad Anhembi-Morumbi – Programa de Posgrado en Comunicación – línea de investigación (1): análisis de productos audiovisuales. Es miembro del Grupo de Investigación CineCriare – Cine: creación y reflexión (PPG-CINEAV/Unespar/CNPq) y miembro del GP CineArte – Cine, análisis cinematográfico y experiencia intelectual (PPGCOM/Anhembi-Morumbi/CNPq). Contacto: jani.mendonca@gmail.com

 

 

 



[1] Traducción nuestra.

 
Publicado: 2021-06-28 Mais...
 
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Revista O Mosaico nº 20 (jan./jun.)


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