Edições anteriores

  • Ensino & Pesquisa
    v. 22 n. 3 (2024)

    Dossiê "Formação continuada de professores: múltiplos olhares, múltiplas ressignificações"

    Organizadoras:

    Dra. Madalena Pereira da Silva - Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense (2002). Licenciada em Ciências de 1o Grau pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (1999). Professora na UNIPLAC no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia em EaD na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - edição 2020, em acordo de cooperação técnica com a CAPES e UNIPLAC. Coordenadora adjunta do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC. Coordenadora adjunta do Curso de Pedagogia EaD da UNIARP. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNIPLAC. Coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/UNIPLAC e vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET/UNIARP. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: 1) Tecnologias Educacionais, Inclusivas e de Aprendizagem; 2) Inclusão Digital; 3) Pensamento Computacional e Currículo; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis.

    Dra. Helena Maria Ferreira -  Universidade Federal de Lavras – UFLA

    Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas (1993), graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade de Uberaba (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Possui Curso de Especialização em Linguística pelo Centro Universitário de Patos de Minas, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Foi professora de Educação Básica nas redes municipal e estadual e coordenadora de área de Português pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas (1991 a 2000). Atuou como professora (1998 a 2010) e como Coordenadora de Extensão no Centro Universitário de Patos de Minas (2001 a 2010). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Lavras. Foi coordenadora do Curso de Letras -modalidade presencial - (2012-2016). Foi coordenadora de área do projeto de Língua Portuguesa do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), pelo Curso de Letras/ UFLA. É coordenadora de área do projeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (CAPES), pelo Curso de Letras/ UFLA. Coordena o grupo de estudos e pesquisa Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa). É vice-líder do grupo Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade mestrado profissional (PPGE/UFLA). Tem interesse na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, Leitura/Escrita de textos multissemióticos, Textualização de produções multissemióticas, Ensino de Língua Portuguesa, Linguagens e Formação de professores.

    Dra. Verônica Holz Violant - Universidade de Barcelona – UB

    Profesora titular de la Facultad de Educación de la Universitat de Barcelona y directora del Observatorio Internacional en Pedagogía Hospitalaria.

  • Ensino & Pesquisa
    v. 22 n. 2 (2024)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 22 n. 1 (2024)

    Dossiê "Educação Especial Inclusiva"

    Organizadoras:

    Sandra Salete de Camargo Silva (UNESPAR)

    A docente e pesquisadora apresenta graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava/UNICENTRO (1989), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2011). Atuou na vice-direção geral do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, de 2016 a 2021. É docente associada da Unespar com dedicação exclusiva no Colegiado de Pedagogia do Campus, na disciplina de Educação Especial e Inclusiva. Professora permanente do PROFEI - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Unespar/Campus de União da Vitória. Membro do Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH do Campus, integrante do Núcleo de Educação Inclusiva - NESPI. Iniciou (2012) e lidera o EPEDIN - Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão da Unespar, vinculado ao GEPPRAX CNPQ. Pelo EPEDIN perpassam todas as produções cientificas, de ensino e extensão dessa docente, bem como as orientações. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX), Linha de Pesquisa: Gestão Educacional e Formação de Professores da Unespar/UV, vinculado ao CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos, Métodos e Técnicas de Ensino, Educação, Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente em temas contemporâneos. Como livros publicados, ministra conferências, seminários, palestras, cursos, aulas em pós-graduação e debates em jornadas de formação de profissionais desde que o tema esteja atrelado ao objeto de estudo e dentro da carga horária permitida pelos documentos normativos institucionais.

    Roseneide Maria Batista Cirino (UNESPAR)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Psicopedagogia, Orientação e Supervisão Escolar e Educação Especial Inclusiva. Possui estudos adicionais em Deficiência Visual. É graduada em Normal Superior com Mídias Interativas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pedagogia pela FAPI. É professora do colegiado de Pedagogia e membro do NDE. Compõe o Banco de Avaliadores da Educação Superior INEP/ BASIs. Coordena o NESPI - Núcleo de Educação Especial Inclusiva. Coordena o PROFEI - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Polo UNESPAR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas GPEPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial inclusiva. Atuou como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais, educação especial, EJA e no curso de Formação docente nível médio. Atuou como pedagoga escolar em processos de Gestão, Coordenou a Educação Especial e Ensino Fundamental anos iniciais de 2001 a 2008 no município de Fazenda Rio Grande. Atuou na EaD como docente, professor autora e Tutora em cursos de Graduação, Pós Graduação e Extensão Universitária. Atuou como Chefe da Divisão de extensão e, atualmente ocupa a função de Chefe da Divisão de Ensino de Graduação Campus Paranaguá.

    Maria Simone Jacomini Novak (UEM)

    Doutora em Educação (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE/UEM). Graduada em História (UEM) e Pedagogia (FAINSEP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM). Professora do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Unespar/Campus de Paranavaí e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/Unespar). Foi pró-reitora de Ensino de Graduação da UNESPAR (2017-2020). Coordenadora da linha "Povos indígenas no Brasil: História, Educação Escolar e Políticas Públicas" do grupo de Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação na Diversidade do Campo (GESPEDIC-Paranavaí) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (GEPEEIN). Membro da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) estadual. Desenvolve projetos e pesquisas na área da políticas públicas para a formação de professores; educação escolar indígena, interculturalidade e inclusão de indígenas na educação superior com ênfase nas políticas desenvolvidas no Estado do Paraná com experiência na formação de professores indígenas e produção de material didático

  • Ensino & Pesquisa
    v. 21 n. 3 (2023)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 21 n. 2 (2023)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 21 n. 1 (2023)

    DOSSIÊ – EDUCAÇÃO E INFÂNCIA

    Organizadores:

    Nájela Tavares Ujiie
    Pedagoga (UNESP). Psicopedagoga (FAFIPREVE). Mestre em Educação (UEPG). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil: estudos sobre a infância e prática pedagógica (GEPPEI/UNICENTRO).

    Ramon Missias-Moreira
    Pós-doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Portugal (FADEUP), Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Educação Física pela UESB. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor Adjunto no Curso de Graduação em Educação Física, Mestrado em Psicologia e Doutorado em Agroecologia e
    Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (GIPEEF/UNIFASF).

    Geisa Orlandini C. Garrido
    Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela FCT/UNESP. Docente no Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Crianças e Educação Infantil (GEPICEI/UENP). Chefe de Divisão de Políticas de Ações Afirmativas no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE/UENP).

  • Ensino & Pesquisa
    v. 20 n. 3 (2022)

    EDIÇÃO ESPECIAL - DOSSIÊ "INOVAÇÃO, INCLUSÃO E RELIGAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO"

    Organizadoras:

    Caroline Elizabel Blaszko
    Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação Especial (UNESPAR/UV). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Doutora em Educação (PUCPR). Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória. Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET/UNIARP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

    Aline de Novaes Conceição
    Doutora e Mestra em Educação, Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília/SP. Psicopedagoga Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu, Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação (Indep), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal.

    Madalena Pereira da Silva
    Professora no mestrado profissional em educação básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), coordenadora adjunta e professora do mestrado em educação na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/Uniplac e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET/Uniarp. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Uniplac – edições 2018, 2020 e 2022. É doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: 1) Tecnologias Educacionais, Inclusivas e de Aprendizagem; 2) Inclusão Digital; 3) Pensamento Computacional e Currículo; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis; 6) Formação de professores.

  • Ensino & Pesquisa
    v. 20 n. 2 (2022)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 20 n. 1 (2022)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 19 n. 3 (2021)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 19 n. 2 (2021)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 19 n. 1 (2021)

    Dossiê História Pública constitui uma plataforma de observação e análise realizada a partir de diálogos assimétricos entre sujeitas e sujeitos sobre suas próprias trajetórias inscritas em processos históricos de média e longa duração. Ela pode ser considerada, também, um campo de atuação na promoção de formas diversas de produção, divulgação e compartilhamento do conhecimento histórico, além dos muros da Academia. O campo dos Estudos de Gênero,que se dedica í  historicização das subjetividades e das relações sociais desiguais em função da percepção da diferença sexual, é atualmente um espaço discursivo e de saber no qualse desenvolvem importantes renovações de perspectivas para a pesquisa, a produção de conhecimento, a escrita, a divulgação e o ensino da história. O entrecruzamento desses campos pode se converter numa atitude historiadora que privilegia escutas, análises e escritas inclusivas sobre feminilidades, masculinidades e (a)sexualidadesplurais e dissidentes, inscritas em diferentes corpos inseridos em múltiplas temporalidades. Torna possí­vel, ainda,o alargamento na produção de fontes e recursos para as distintas dimensões da história profissional e/ou comunitária, seja na produção, na divulgação ou no ensino, ao levar em conta as tecnologias e os processos participativos com diversos públicos e suas demandas sociais e identitárias. Com o intuito de promover o diálogo e a reflexão sobre História Pública eos Estudos de Gênero, com ênfase no ensino de História, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a enviar artigos para compor o Dossiê Gênero e História Pública sob a perspectiva do ensino de História.


    Organizadoras: Profa. Dra. Marta Gouveia de OliveiraRovai (UNIFAL) e Profa. Dra. Kenia Gusmão Medeiros (IFG).

  • Ensino & Pesquisa
    v. 18 n. 3 (2020)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 18 n. 2 (2020)

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    v. 18 n. 1 (2020)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 17 n. 3 (2019)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 17 n. 2 (2019)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 17 n. 1 (2019)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 16 n. 3 (2018)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 16 n. 2 (2018)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 16 n. 1 (2018)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 15 n. 4 (2017)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 15 n. 3 (2017)

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    v. 15 n. 2 (2017)

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    v. 15 n. 1 (2017)

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    v. 14 n. 3 (2016)

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    v. 14 n. 2 (2016)

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    v. 14 n. 1 (2016)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 13 n. 3 (2015)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 13 n. 2 (2015)

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    v. 13 n. 1 (2015)

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    v. 12 n. 2 (2014)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 12 n. 1 (2014)