v. 21 n. 1 (2023): Ensino & Pesquisa
DOSSIÊ – EDUCAÇÃO E INFÂNCIA
Organizadores:
Nájela Tavares Ujiie
Pedagoga (UNESP). Psicopedagoga (FAFIPREVE). Mestre em Educação (UEPG). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil: estudos sobre a infância e prática pedagógica (GEPPEI/UNICENTRO).
Ramon Missias-Moreira
Pós-doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Portugal (FADEUP), Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Educação Física pela UESB. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor Adjunto no Curso de Graduação em Educação Física, Mestrado em Psicologia e Doutorado em Agroecologia e
Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (GIPEEF/UNIFASF).
Geisa Orlandini C. Garrido
Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela FCT/UNESP. Docente no Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Crianças e Educação Infantil (GEPICEI/UENP). Chefe de Divisão de Políticas de Ações Afirmativas no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE/UENP).