Um estudo sobre práticas pedagógicas de professores(as) de pré-escola, no contexto de distanciamento social
Resumo
Este estudo teve como objetivo central discutir acerca dos recursos didáticos e tecnológicos
utilizados pelas instituições de educação infantil, em especial com turmas de pré-escola. A
discussão teórica buscou compreender a relevância e os limites do uso da tecnologia, suas
características (FANTIN; RIVOLTELLA, 2010), atribuindo um olhar especial para o
protagonismo da infância e a educação na era digital, considerando o já vivenciado por
professores em relação às suas práticas pedagógicas no ano de 2020 e as projeções em 2022, tendo
em conta o distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID19 (OMS), bem como o
Decreto Estadual nº 4.230 de 16 de março/2020, que suspendeu as aulas presenciais a partir do
mês de março daquele ano, em instituições públicas e privadas. Desde então, os sistemas de ensino
buscaram realizar diferentes práticas para a relação instituições-famílias-crianças, sobre as quais
realizou-se o levantamento, em alguns municípios do Estado do Paraná, para conhecer mais a
fundo essa realidade, por meio do olhar dos professores que atuam com turmas de pré-escola. Os
dados revelaram que, houve dificuldades pelos participantes quanto ao uso de recursos
tecnológicos e a falta de suporte das famílias, em muitos momentos, quando do envio de
atividades, mas também, a pesquisa identificou que, muitas famílias tiveram dificuldades
socioeconômicas e não tinham como interagir via plataformas digitais ou grupos de mensagem, e
que a estas foi possibilitado o envio de atividades impressas às crianças, e o uso de apostilas, para
que as mesmas mantivessem o vínculo com as instituições.