O trabalho na escola junto às crianças sobre prevenção e combate ao abuso sexua

Autores

  • Geisa Orlandini Cabiceira Garrido UENP
  • Tayana Roberta Muniz Caldonazzo UENP

Resumo

Este artigo, que tem um viés interdisciplinar, abrangendo as áreas do Direito e da Educação,
enfatiza que a educação sexual seja parte dos debates em instituições de ensino, dado o papel ocupado
por esses locais no enfrentamento de violências e os registros brasileiros indicando a necessidade de
políticas públicas sobre a temática. Assim, menciona-se a seguinte problemática: de que forma a escola
pode interferir na prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes? Considerando que,
por vezes, a educação sexual não se realiza no âmbito familiar e que é desincentivada, inclusive por
governantes, apontam-se na pesquisa orientações jurídicas e pedagógicas para o trabalho com o assunto.
Para tanto, utilizamos pesquisas bibliográficas e documentais, além do método indutivo, que parte da
premissa de que a educação sexual é alvo de silenciamento e, por isso, deve ser enfatizada no âmbito
escolar, como estratégia de enfrentamento. Destaca-se o trabalho realizado com crianças de escola
pública sobre a prevenção ao abuso sexual, com o objetivo de tratar dessa temática voltada às práticas
sociais da leitura e da escrita e para uma educação humanizadora.

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Biografia do Autor

Geisa Orlandini Cabiceira Garrido, UENP

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela FCT/UNESP. Docente no Colegiado de
Pedagogia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Jacarezinho. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Crianças e Educação Infantil- GEPICEI/UENP. Chefe de Divisão de Políticas de Ações Afirmativas no Núcleo de Apoio ao Estudante- NAE/UENP

Tayana Roberta Muniz Caldonazzo, UENP

Graduada e Mestra em Ciência Jurídica. Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

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Publicado

2023-04-03