A arte da colagem na formação docente e na cena pedagógica com crianças
Resumo
O artigo trata da história da colagem enquanto movimento artístico, aborda os sentidos da arte da
colagem no contexto da formação de professoras(es) de Educação Infantil considerando as
demandas exploratórias das crianças pequenas e, com intenção de estabelecer aproximações e
produzir uma contextualização de nosso assunto com a realidade de escolas brasileiras, em termos
metodológicos, associa a pesquisa bibliográfica à pesquisa-formação − por meio de uma oficina
que foi oferecida durante o “I Seminário Internacional Infâncias, Educação e (Re)Existência” – e
à apreciação de obras de dois artistas de nossa comunidade, Maria José Braga Falcão e Jean
Torres, de Sorocaba e Boituva, Estado de São Paulo. O texto convida futuras(os) profissionais da
Educação e professoras(es) em exercício ao movimento do raciocínio artístico-visual e ao prazer
pelo fazer, fruir e contextualizar de diferentes técnicas da colagem, como sugere a abordagem
triangular de Ana Mae Barbosa (1991).