Jogos e Brincadeiras Populares nas Décadas de 60 a 90 no Brasil: sentimentos, memórias e resgate cultural na instituição escolar infantil
Resumo
Esse estudo teve como objetivo geral compreender os jogos populares praticados por um grupo de pessoas nascidas até o ano de 1989. E como objetivos específicos: identificar os jogos e brincadeiras populares que marcaram suas infâncias na interface com os seus sentimentos e memórias dessas práticas; avaliar como as tecnologias digitais podem contribuir para o avanço ou diminuição da prática dos jogos populares hodiernamente; e, apreender possibilidades e formas de resgatar culturalmente essas práticas populares no contexto escolar. Estudo qualitativo, descritivo e analítico, realizado com cinco participantes após assinarem o TCLE, tendo os dados sido produzidos pela entrevista semiestruturada. Através da técnica de análise de conteúdo se analisou os dados, entre fevereiro e julho de 2019. A partir dos conteúdos manifestos, chegou-se à cinco categorias de resultados: Perfil da faixa etária e possíveis mudanças de moradias, bairros, cidades e localidades; Jogos e brincadeiras populares vivenciados e suas características; Espaço e tempo de realização dessas práticas culturais e regras comuns dos jogos populares; Memórias, sentimentos e emoções nas reminiscências dos seres brincantes; O resgate dos jogos populares e o papel do professor de Educação Física. As diversas conceituações acerca dos jogos foram cruciais, assim como, foram descritas brincadeiras que além de terem sido comuns para boa parte dos entrevistados, ultrapassaram gerações, mantendo sua prática popular, apesar de estar constantemente ameaçada pelo advento da tecnologia digital na infância. A atuação do professor nesse segmento é essencial, para transmissão dos jogos e brincadeiras. Concluímos, também que, a inserção da mulher no mundo do trabalho, contribuiu para a introdução de aparatos tecnológicos no cotidiano das crianças afim de suprir a ausência dos pais. É possível estabelecer uma cultura de resgate da prática dos jogos populares no contexto da educação
infantil.