Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Indexadores
Contato
Atual
Arquivos
Políticas Editoriais
Ciência Aberta
Política de Processo Editorial
Avaliação
Ética e Boas Práticas
Conflito de Interesses
Pesquisas envolvendo Seres Humanos
Uso de Inteligência Artificial
Verificação de Similaridade
Direito Autoral
Privacidade
Correção, Retratação e Retirada
Submissões
Diretrizes para Autores
Etapas da Submissão
Declarações, Formulários e Documentos Científicos
Diretrizes para Dossiê
Enviar Submissão
Notícias
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 18 (2020): Revista Educação e Linguagem
v. 9 n. 18 (2020): Revista Educação e Linguagem
Edição Especial
Publicado:
2021-01-13
Expediente e Sumário
Expediente e Sumário
1-7
PDF
Artigo de fluxo contínuo
Identidades trans nas juventudes: desafios familiares e escolares na linha tênue entre ser-não sendo, e não ser-sendo
Pollyanna Rezende-Campos, Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti
8-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.8-32
Fotografia na/da escola: dispositivos móveis, redes sociais e expressão
Gabriela Fiorin Rigotti, Érika Daiane Rosa
33-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.33-48
Projeto de vida das juventudes brasileiras na reforma do Ensino Médio: analisando a proposta
Juliana Franzi
49-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.49-67
As charges e a produção de sentidos: por um diálogo entre a imagem e o ensino
Ormezinda Maria Ribeiro, Susana Menezes Araújo
68-91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.68-91
Quem tem medo do Queer? Quando a potência política da arte cede à cafetinagem
Adalberto Ferdnando Inocêncio, Cléberson Diego Gonçalves
92-110
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.92-110
Uma análise dialógica do signo ideológico na poesia “Como Somos”, de Arnaldo Antunes
Marcos Roberto dos Santos Amaral, João Batista Costa Gonçalves
111-128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.111-128
Uma proposta de análise discursiva fundamentada nos pressupostos metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart
Edmilson Francisco, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Helena Maria Ferreira
129-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.129-154
A prática de produção textual no Ensino Médio: livros didáticos de diversas disciplinas
Adriana Beloti, Cleber da Silva Luz
155-176
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.155-176
O letramento digital nas ações pedagógicas dos bolsistas do Pibid
Jéssica Fernanda da Silva Gomes, Rosana Mara Koerner
177-191
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.177-191
Entre teoria e prática: uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas
Victor Schlude, Layza Novais, Rogério Casanovas Tilio
192-222
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.192-222
A inclusão social de gênero em ações de divulgação científica de museus de ciências
Anelissa Carinne dos Santos Silva, Camila Silveira da Silva
223-239
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.223-239
A percepção da violência de gênero e a transmissão geracional em mulheres que sofrem violência doméstica
Raquel Furtado Conte, Bruna Krimberg von Mühlen
240-264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.240-264
O diálogo entre a fonoaudiologia e a pedagogia como forma de combate ao distúrbio de aquisição da linguagem
Mariana Marques Farias, Gisele Reinaldo da Silva
265-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.265-280
O trabalho com a música na sala de aula: narrativas de professoras dos anos iniciais
Isamar Marques Candido Pales, Sandra Suely de Oliveira Souza, Sandra Marcia Campos Pereira
281-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.281-306
Os diferentes campos da atividade humana como base para a produção de materiais didáticos
Garine Andréa Keller, Grasiela Kieling Bublitz, Makeli Aldrovandi, Maristela Juchum
307-323
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.307-323
Posição-sujeito, processo de ressignificação e singularidade em narrativas contadas por crianças no Youtube
Rachel Costa Ferreira dos Santos, Anderson de Carvalho Pereira
324-348
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.324-348
Práticas inovadoras de ensino aplicadas nas aulas de língua inglesa
Patricia Pedrosa Botelho, Ângelo Cesar Mendes da Silva
349-368
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.349-368
Avaliação das aprendizagens no ensino da sociologia escolar: uma análise a partir dos livros didáticos de sociologia do Ensino Médio
Welkson Pires, Arimax Marques
369-402
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.369-402
Variação linguística no WhatsApp: um estudo de caso
Demóstenes Dantas Vieira, Luan Talles de Araújo Brito
403-414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.403-414
(Des)envolvimento de atividades pedagógicas na biblioteca escolar para estimular o interesse dos alunos no processo de alfabetização crítica e emancipadora
Sabrine Lino Pinto, Sonia Cristina Vermelho
415-438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.415-438
Métodos avaliativos para a aprendizagem na escola em uma perspectiva construtivista sociointeracionista: a prova escrita na disciplina de língua portuguesa
Lucas Cesar de Oliveira, Marcelo Liparini Vieira, Raimunda de Fátima Neves Coêlho
439-463
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.439-463
Diálogos argumentativos de crianças em processo de alfabetização
uma análise dialógica
Lady Daiane Martins Ribeiro, Larissa Krüger Fernandes, Fabrícia Teixeira Borges
464-488
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.464-488
Dizeres sobre o curso de linguística geral: acontecimento e recepção na história da linguística brasileira
Marco Antonio Almeida Ruiz, Lígia Mara Boin Menossi de Araújo
489-505
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.489-505
Gêneros textuais e/ou gêneros do discurso? Um olhar da perspectiva dialógica da linguagem sobre o gênero
Fernanda Taís Brignol Guimarães, Valéria Silveira Brisolara, Adail Sobral
506-520
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.506-520
Ideais liberais e a inclusão educacional e do trabalho: uma aproximação à temática de gênero, com foco nas mulheres com deficiência
Laureane Marília de Lima Costa, Claudionor Renato da Silva
521-540
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.521-540
O karatê na Educação em tempo integral: diálogos com a pedagogia Pós-crítica
Alexsandra Aline Potulski, Eduardo Nunes Jacondino
541-554
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.541-554
Recontextualização de concepções de aprendizagem nos âmbitos governamental e escolar
Daiane Aline Kummer, Janete Teresinha Arnt
555-577
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.555-577
Relações dialógicas e cronotopo no romance espírita O Mundo que Encontrei, ditada pelo espírito de Luiz Sérgio
Nícolas Vladimir de Souza Januário, Camila de Araújo Beraldo Ludovice
578-590
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.578-590
Pontos positivos e negativos do livro didático de Inglês na visão dos professores de cursos de idiomas
Renato Caixeta da Silva, Isabela Soares de Almeida Dias
591-614
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.591-614
Pareceristas
Pareceristas ad hoc 2020
615-617
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Edição Atual
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Palavras-chave
Navegar