Os diferentes campos da atividade humana como base para a produção de materiais didáticos

Autores

  • Garine Andréa Keller UNIVATES
  • Grasiela Kieling Bublitz UNIVATES
  • Makeli Aldrovandi UNIVATES
  • Maristela Juchum UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.307-323

Palavras-chave:

Imigrantes. Língua portuguesa. Língua adicional. Ação extensionista.

Resumo

A chegada de imigrantes à região sul do Brasil fez com que algumas instituições se propusessem a auxiliar essa comunidade a se inserir socialmente. Foi o que aconteceu na região do Vale do Taquari, por meio de uma ação extensionista da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O objetivo foi proporcionar aulas de língua portuguesa como língua adicional, com base nas necessidades sociocomunicativas desses sujeitos, que chegam ao município em busca de moradia, emprego e acolhimento. O planejamento vincula-se a uma perspectiva dialógica da língua, criando situações reais de uso e utilizando material autêntico. O presente artigo descreve algumas das atividades desenvolvidas e os resultados obtidos em termos de aprendizado da língua, levando-se em consideração a avaliação positiva dos estudantes em relação ao seu aprendizado.

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Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo