v. 9 n. 18 (2020): Revista Educação e Linguagem

					Visualizar v. 9 n. 18 (2020): Revista Educação e Linguagem

Edição Especial

Publicado: 2021-01-13

Expediente e Sumário

Artigo de fluxo contínuo

  • Identidades trans nas juventudes: desafios familiares e escolares na linha tênue entre ser-não sendo, e não ser-sendo

    Pollyanna Rezende-Campos, Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti
    8-32
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.8-32
  • Fotografia na/da escola: dispositivos móveis, redes sociais e expressão

    Gabriela Fiorin Rigotti, Érika Daiane Rosa
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.33-48
  • Projeto de vida das juventudes brasileiras na reforma do Ensino Médio: analisando a proposta

    Juliana Franzi
    49-67
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.49-67
  • As charges e a produção de sentidos: por um diálogo entre a imagem e o ensino

    Ormezinda Maria Ribeiro, Susana Menezes Araújo
    68-91
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.68-91
  • Quem tem medo do Queer? Quando a potência política da arte cede à cafetinagem

    Adalberto Ferdnando Inocêncio, Cléberson Diego Gonçalves
    92-110
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.92-110
  • Uma análise dialógica do signo ideológico na poesia “Como Somos”, de Arnaldo Antunes

    Marcos Roberto dos Santos Amaral, João Batista Costa Gonçalves
    111-128
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.111-128
  • Uma proposta de análise discursiva fundamentada nos pressupostos metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart

    Edmilson Francisco, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Helena Maria Ferreira
    129-154
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.129-154
  • A prática de produção textual no Ensino Médio: livros didáticos de diversas disciplinas

    Adriana Beloti, Cleber da Silva Luz
    155-176
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.155-176
  • O letramento digital nas ações pedagógicas dos bolsistas do Pibid

    Jéssica Fernanda da Silva Gomes, Rosana Mara Koerner
    177-191
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.177-191
  • Entre teoria e prática: uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas

    Victor Schlude, Layza Novais, Rogério Casanovas Tilio
    192-222
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.192-222
  • A inclusão social de gênero em ações de divulgação científica de museus de ciências

    Anelissa Carinne dos Santos Silva, Camila Silveira da Silva
    223-239
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.223-239
  • A percepção da violência de gênero e a transmissão geracional em mulheres que sofrem violência doméstica

    Raquel Furtado Conte, Bruna Krimberg von Mühlen
    240-264
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.240-264
  • O diálogo entre a fonoaudiologia e a pedagogia como forma de combate ao distúrbio de aquisição da linguagem

    Mariana Marques Farias, Gisele Reinaldo da Silva
    265-280
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.265-280
  • O trabalho com a música na sala de aula: narrativas de professoras dos anos iniciais

    Isamar Marques Candido Pales, Sandra Suely de Oliveira Souza, Sandra Marcia Campos Pereira
    281-306
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.281-306
  • Os diferentes campos da atividade humana como base para a produção de materiais didáticos

    Garine Andréa Keller, Grasiela Kieling Bublitz, Makeli Aldrovandi, Maristela Juchum
    307-323
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.307-323
  • Posição-sujeito, processo de ressignificação e singularidade em narrativas contadas por crianças no Youtube

    Rachel Costa Ferreira dos Santos, Anderson de Carvalho Pereira
    324-348
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.324-348
  • Práticas inovadoras de ensino aplicadas nas aulas de língua inglesa

    Patricia Pedrosa Botelho, Ângelo Cesar Mendes da Silva
    349-368
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.349-368
  • Avaliação das aprendizagens no ensino da sociologia escolar: uma análise a partir dos livros didáticos de sociologia do Ensino Médio

    Welkson Pires, Arimax Marques
    369-402
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.369-402
  • Variação linguística no WhatsApp: um estudo de caso

    Demóstenes Dantas Vieira, Luan Talles de Araújo Brito
    403-414
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.403-414
  • (Des)envolvimento de atividades pedagógicas na biblioteca escolar para estimular o interesse dos alunos no processo de alfabetização crítica e emancipadora

    Sabrine Lino Pinto, Sonia Cristina Vermelho
    415-438
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.415-438
  • Métodos avaliativos para a aprendizagem na escola em uma perspectiva construtivista sociointeracionista: a prova escrita na disciplina de língua portuguesa

    Lucas Cesar de Oliveira, Marcelo Liparini Vieira, Raimunda de Fátima Neves Coêlho
    439-463
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.439-463
  • Diálogos argumentativos de crianças em processo de alfabetização uma análise dialógica

    Lady Daiane Martins Ribeiro, Larissa Krüger Fernandes, Fabrícia Teixeira Borges
    464-488
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.464-488
  • Dizeres sobre o curso de linguística geral: acontecimento e recepção na história da linguística brasileira

    Marco Antonio Almeida Ruiz, Lígia Mara Boin Menossi de Araújo
    489-505
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.489-505
  • Gêneros textuais e/ou gêneros do discurso? Um olhar da perspectiva dialógica da linguagem sobre o gênero

    Fernanda Taís Brignol Guimarães, Valéria Silveira Brisolara, Adail Sobral
    506-520
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.506-520
  • Ideais liberais e a inclusão educacional e do trabalho: uma aproximação à temática de gênero, com foco nas mulheres com deficiência

    Laureane Marília de Lima Costa, Claudionor Renato da Silva
    521-540
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.521-540
  • O karatê na Educação em tempo integral: diálogos com a pedagogia Pós-crítica

    Alexsandra Aline Potulski, Eduardo Nunes Jacondino
    541-554
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.541-554
  • Recontextualização de concepções de aprendizagem nos âmbitos governamental e escolar

    Daiane Aline Kummer, Janete Teresinha Arnt
    555-577
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.555-577
  • Relações dialógicas e cronotopo no romance espírita O Mundo que Encontrei, ditada pelo espírito de Luiz Sérgio

    Nícolas Vladimir de Souza Januário, Camila de Araújo Beraldo Ludovice
    578-590
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.578-590
  • Pontos positivos e negativos do livro didático de Inglês na visão dos professores de cursos de idiomas

    Renato Caixeta da Silva, Isabela Soares de Almeida Dias
    591-614
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.591-614