A prática de produção textual no Ensino Médio: livros didáticos de diversas disciplinas
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.155-176Resumo
Neste artigo, apresentamos a análise de propostas de escrita constantes em livros didáticos – LD – de diversas disciplinas do Ensino Médio, exceto de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Na pesquisa, o objetivo foi observar como as disciplinas que não têm fundamento nos estudos da linguagem, a partir do disposto pelo LD, proporcionam aos estudantes a prática de produção de texto. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, tendo como aparato discussões oriundas do Círculo de Bakhtin (2011, 2015[1926], 2018). As análises revelaram que os materiais didáticos em estudo não estabelecem todas as condições de produção necessárias à escrita do texto a ser produzido pelo estudante e os elementos delineados ora são marcados, ora devem ser inferidos. Nossa investigação, então, centra-se na reflexão acerca da interferência de tais atividades nas práticas discursivas de escrita desenvolvidas pelos estudantes.