Posição-sujeito, processo de ressignificação e singularidade em narrativas contadas por crianças no Youtube

Autores

  • Rachel Costa Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.324-348

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a relação entre processo de ressignificação em narrativas contadas por crianças e marcas de singularidade. Para isto, foram extraídas do portal youtube, versões das narrativas “Os três porquinhos” e “Chapeuzinho Vermelho”. Após a transcrição literal, a análise foi realizada tendo como fundamentação teórica a noção de sujeito da Psicanálise e da Análise do Discurso de matriz francesa. O destaque para os pressupostos desta última corrente teórico-metodológica levou à discussão sobre o efeito de repetição e de novidade. A questão mobilizada versa sobre traços de singularidade que emergem a partir da filiação do sujeito às paráfrases e às regiões outras de sentido do grande Outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo