Recontextualização de concepções de aprendizagem nos âmbitos governamental e escolar

Autores

  • Daiane Aline Kummer UFSM
  • Janete Teresinha Arnt Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.555-577

Palavras-chave:

Perspectivas de ensino e aprendizagem. Documento de políticas educacionais. Livro didático.

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar princípios subjacentes a perspectivas que fundamentam concepções de aprendizagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2012). A partir disso, verificamos possibilidades de recontextualização desses princípios em atividades de ensino de inglês em livros didáticos. A análise do documento foi realizada a partir da identificação de itens linguísticos (BARTON, 2004) que fizessem referência a tais perspectivas. Os resultados evidenciam um alinhamento do documento à perspectiva sociocultural e a possibilidade de uma transposição dessa perspectiva no contexto escolar a partir de atividades de livros didáticos discutidos no estudo, o que contribui para a promoção de um ensino contextualizado que estimule a conscientização do estudante.

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Publicado

2020-10-22

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo