v. 7 n. 1 (2019): Revista Vórtex

					Visualizar v. 7 n. 1 (2019): Revista Vórtex
Publicado: 16.05.2019

Artigos

  • Ramos de Paulo Rios Filho e a tradição das rezadeiras do Delta do Parnaí­ba: Um modelo de colaboração na criação de uma peça eletroacústica mista de relevância social e cultural

    Luciane Cardassi

    Visualizações: 123
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2667
  • Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho, por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos

    Maurício Orosco, Rafael Milhomem

    Visualizações: 171
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2668
  • Coeducação Musical e os "Encontros de Flauta Doce" – Um olhar para o musicar da Igreja do Caminho

    Daniela Weingärtner, Vânia Beatriz Müller

    Visualizações: 96
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2669
  • Kirchner and Time – An Analysis of Linear and Nonlinear Time in Leon Kirchner's Interlude I

    Adriana Jarvis Twitchell, Guilherme Sauerbronn Barros

    Visualizações: 103
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2670
  • Funções do Piano como Instrumento de Orquestra – Uma perspectiva pianí­stico-funcional na obra Uirapurú de Villa-Lobos

    Maria Bernardete Castelan Póvoas, Midiã Rosa Cabral

    Visualizações: 112
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2671
  • Aprendizagem de música no cotidiano das organistas da Congregação Cristã no Brasil em Juazeiro do Norte

    Carlos Renato de Lima Brito, Cristiane Maria Galdino de Almeida

    Visualizações: 151
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2672
  • Planejamento composicional de duas novas obras a partir da modelagem sistêmica da Modinha da Brasiliana N.1, de Osvaldo Lacerda

    Max Kühn, Liduino Pitombeira

    Visualizações: 100
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2673
  • Adaptación para guitarra de El Poncho de Eduardo Fabini: Contribución de Atlio Rapat al repertorio guitarrí­stico uruguayo

    Andrés Rey

    Visualizações: 115
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2674
  • Articulação da Forma e Gestualidade Cadencial – Um postulado de Salles (2010): procedimentos de simetria como elemento de fator resolutivo no Quarteto de cordas nº 10, de Villa-Lobos (1946)

    José de Carvalho Oliveira

    Visualizações: 204
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2675
  • Gêneros musicais e indústria fonográfica na construção identitária da banda Titãs

    Matheus Rocha Grain

    Visualizações: 114
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2676
  • O perfil dos regentes do Projeto de Bandas da rede municipal de ensino de João Pessoa-PB

    Matheus Lopes Costa Nóbrega

    Visualizações: 113
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2677
  • Uma "ilusão permanente" : a composição de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica, Karlheinz Stockhausen

    Paulo Agenor Miranda

    Visualizações: 84
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2678
  • Composição de duas novas obras a partir de repositórios gerados pela modelagem sistêmica do Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri

    Pedro Miguel de Moraes, Liduino Pitombeira

    Visualizações: 108
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2679
  • Da vanguarda ao folclore – o moderno e o popular em Mário de Andrade

    Caion Meneguello Natal

    Visualizações: 154
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2680
  • 'Em todas as coisas a mudança é doce': Varietas e paixão na música italiana renascentista

    Atli Ellendersen

    Visualizações: 88
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2681
  • Apreciação musical para não-musicistas – Uma proposta a partir das ideias do Cí­rculo de Bakhtin

    Silvia Cordeiro Nassif, Jorge Luiz Schroeder

    Visualizações: 177
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2682
  • Recife Antigo de Francisco Araújo – Revisões texturais pontuais para maior contraste entre as seções

    Maurício Orosco

    Visualizações: 127
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2683
  • O uso da Schemata na construção da Abertura Zemira (1803) do Padre José Maurí­cio Nunes Garcia

    Ernesto Hartmann

    Visualizações: 183
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2684
  • Música e a produção de afetos

    Gustavo Rodrigues Penha

    Visualizações: 230
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2685
  • Abordagem Sociointerativa da Performance Musical – Reflexões Sobre Redes Sociocolaborativas da Cultura Popular em João Pessoa-PB

    Fábio Henrique Gomes Ribeiro

    Visualizações: 127
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2686
  • Performance musical como discurso: Proposta de análise

    Caio Victor de Oliveira Lemos

    Visualizações: 178
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2687
  • O processo de elaboração de uma concepção interpretativa de Tetragrammaton XIII, de Roberto Victorio – Aguçamento da escuta em interação com a análise de gravações da obra

    Renato Mendes Rosa, Daniel Luís Barreiro

    Visualizações: 120
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2688
  • O violão de Toninho Horta no disco "Sem Você" – Aspectos técnicos de dois takes da canção "Ela é Carioca"

    Éder David Alves Fernandes, Raphael Ferreira da Silva

    Visualizações: 189
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2689

Editorial

  • Editorial v.7 n.1

    Felipe de Almeida Ribeiro

    Visualizações: 57
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2666

Partitura

  • Transcrições de dois takes da canção "Ela é Carioca" (disco "Sem Você" – Joyce e Toninho Horta)

    Éder David Alves Fernandes, Raphael Ferreira da Silva

    Visualizações: 127
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2690