Performance musical como discurso: Proposta de análise

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Autores

  • Caio Victor de Oliveira Lemos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2687

Resumo

O presente texto investiga a possibilidade de depreender os efeitos de sentido num enunciado musical a partir de uma perspectiva discursiva. Inicialmente, apresentaremos alguns princí­pios da teoria enunciativa para em seguida analisar, dentro dessa proposta, dois enunciados musicais em ví­deo – tratados como textos sincréticos que unem música, gestualidade e demais elementos sonoros e visuais – realizados por diferentes intérpretes – Paul Galbraith e Kazuhito Yamashita – tocando a mesma obra, Nocturnal op. 70 de Benjamin Britten. Assim, através das marcas da enunciação no enunciado nos será possí­vel inferir como se deu a construção de sentido, as estratégias discursivas utilizadas, e mostrar que imagens distintas foram criadas por cada enunciador, revelando assim o ganho operacional e analí­tico das ferramentas propostas na descrição da performance musical.

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Biografia do Autor

Caio Victor de Oliveira Lemos, Universidade Estadual Paulista

Violonista e doutorando em performance em violão pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", possui graduação em música e mestrado em performance pela mesma instituição. Estudou violão também na Escola Municipal de Música de São Paulo, além de participar de diversos festivais e estudar com importantes violonistas do cenário nacional e internacional. Atua como solista e camerista e tem experiência como professor de violão individual e em grupo em importantes projetos sociais como o Guri Santa Marcelina, entre outros. Atualmente, é professor substituto de Violão e Educação Musical na Universidade Federal do Cariri (UFCA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1103-9627. E-mail: caiovictordeoliveira@gmail.com

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Lemos, C. V. de O. (2019). Performance musical como discurso: Proposta de análise. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2687

Edição

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