Composição de duas novas obras a partir de repositórios gerados pela modelagem sistêmica do Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri

Visualizações: 99

Autores/as

  • Pedro Miguel de Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Liduino Pitombeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2679

Resumen

Este artigo objetiva demonstrar o planejamento e os procedimentos composicionais utilizados na construção de duas obras para piano solo, cujas diretrizes composicionais foram oriundas de um processo de modelagem sistêmica que, tomando como objeto de estudo o Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri, possibilitou a proposição de uma série de definições em relação a diversos parâmetros musicais, tais como altura, ritmo, forma e harmonia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Miguel de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em processos criativos pela Escola de Música da UFRJ, sob orientação do Prof. Dr. Pauxy Gentil-Nunes, Pedro Miguel de Moraes graduou-se em música (composição) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2009-2013) sob tutoria do Prof. Dr. Liduino Pitombeira. Entre 2014 e 2016 realizou trabalho de pós-graduação junto ao PPGM-UFPB, tendo sido orientado pelo professor Dr. José Orlando Alves. Atualmente, Pedro Miguel desenvolve trabalho ligado a aspectos texturais da escrita pianí­stica, aplicando a teoria das partições para modelar as possibilidades fí­sico-motoras experimentadas pelo repertório pianí­stico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1103-5052. E-mail:moraespedromiguelde@gmail.com

Liduino Pitombeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat. Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Ph.D. em composição e teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil e no exterior. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1141-655X. E-mail: pitombeira@musica.ufrj.br

Citas

BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria Geral dos Sistemas. Tradução: Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 2008.

CASTRO-LIMA, M. Composição de Suí­te nº1 a partir da modelagem sistêmica de cinco Ponteios do terceiro caderno de Camargo Guarnieri. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

DIDKOVSKY, Nick. Metamusic/Metatext: The Blurry Boundaries around Distributed Compositional Systems. Leonardo Music Journal, Vol. 7 (1997), pp. 73-76. DOI: https://doi.org/10.2307/1513248

FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven, London: Yale University Press. 1973

GENTIL-NUNES, P. Programa, Feedback e Composição Musical. 1993. 181 f. Dissertação (Mestrado em música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1993.

KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony: with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3ª Ed. New York: McGraw-Hill, 1994.

KLIR, G. Facets of Systems Science. New York: Plenum, 1991. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-0718-9

LERDAHL, F. Generative Processes in Music: The psychology of performance, improvisation and composition. Oxford: Claredon Press, 1988.

LIMA, Flávio. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. UFPB, João Pessoa, 2011. Dissertação (Mestrado em Composição).

MORAES, M.; PITOMBEIRA, Liduino. Composição do Ponteio Nº 5 de Pedro Miguel a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio Nº 15 de Camargo Guarnieri. Música Hodie, v. 13: 8-33, 2013

MORAES, M.; PITOMBEIRA, Liduino. Planejamento Composicional do Ponteio Nº 1 de Pedro Miguel a partir da Modelagem do Ponteio Nº 11 de Guarnieri. Revista Música, v. 13: 136-154-154, 2012

MORORÓ, B. O. Modelagem Sistêmica do Processo de Melhoria Contí­nua de Processos Industriais Utilizando o Método Seis Sigma e Redes de Petri. PUC, São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia).

NATTIEZ, Jean"Jacques. Allen Forte"™s set theory, neutral level analysis and poietics. Around Set Theory. Paris: Delatour/Ircam, 2003.

MORORÓ, B. O. Modelagem Sistêmica do Processo de Melhoria Contí­nua de Processos Industriais Utilizando o Método Seis Sigma e Redes de Petri. PUC, São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia).

PITOMBEIRA, Liduino. A Produção de teoria composicional no Brasil. In: Ilza Nogueira; Fausto Borém. (Org.). O Pensamento musical criativo: teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade. 1ed. Salvador: UFBA, 2015c: 61-89.

PITOMBEIRA, Liduino. Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical. In: 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. v. 2. p. 103-114,

PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2 de Camargo Guarnieri segundo a teoria dos contornos. Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro, v. 28: 331-348, 2015a.

PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2, Caderno 1, de Camargo Guarnieri a partir da teoria dos contornos, da teoria da variação progressiva e da análise particional. In: 13º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 70-78.

PITOMBEIRA, Liduino. O serialismo de Guarnieri no seu Concerto para Piano e Orquestra N.º 5. Per Musi, Belo Horizonte, N.20, 2009: 43. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992009000200006

PITOMBEIRA, Liduino; KÜHN, Max; USAI, Claudia. Modelagem sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de Villa. In: XXVI Congresso da ANPPOM. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2016a, p. 1.

PITOMBEIRA, Liduino; LIMA, M. M. C. Composition of Two Works for Woodwind Quintet based on the Systemic Modelling of Guarnieri"™s Ponteio No. 25. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2015b, p.1.

PITOMBEIRA, Liduino; LIMA, M. M. C.; MADDALENA, G. M. Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri. In: XXVI Congresso da ANPPOM. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2016b. p. 1.

PITOMBEIRA, Liduino. A Systemic Model for Debussy"™s Prélude No.1. MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics. V.2, N.2, Dezembro de 2018.

MORRIS, R. D. Composition with Pitch-classes: A Theory of Compositional Design. New Haven: Yale University Press, 1987. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1xp3ss4

SCOTTO, Ciro. A Hybrid Compositional System: Pitch-Class Composition with Tonal Syntax. Perspectives of New Music, Vol. 38, No. 1 (Winter, 2000), pp. 169-222. DOI: https://doi.org/10.2307/833592

SMITH, Stuart, SMITH, Sylvia. A Portrait of Herbert Brun. Perspectives of New Music. Vol. 17. Nº 2 (Spring-Summer, 1979), p. 56-75. DOI: https://doi.org/10.2307/832833

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

de Moraes, P. M., & Pitombeira, L. (2019). Composição de duas novas obras a partir de repositórios gerados pela modelagem sistêmica do Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2679