Composição de duas novas obras a partir de repositórios gerados pela modelagem sistêmica do Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri

Visualizações: 108

Authors

  • Pedro Miguel de Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Liduino Pitombeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2679

Abstract

Este artigo objetiva demonstrar o planejamento e os procedimentos composicionais utilizados na construção de duas obras para piano solo, cujas diretrizes composicionais foram oriundas de um processo de modelagem sistêmica que, tomando como objeto de estudo o Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri, possibilitou a proposição de uma série de definições em relação a diversos parâmetros musicais, tais como altura, ritmo, forma e harmonia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Miguel de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em processos criativos pela Escola de Música da UFRJ, sob orientação do Prof. Dr. Pauxy Gentil-Nunes, Pedro Miguel de Moraes graduou-se em música (composição) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2009-2013) sob tutoria do Prof. Dr. Liduino Pitombeira. Entre 2014 e 2016 realizou trabalho de pós-graduação junto ao PPGM-UFPB, tendo sido orientado pelo professor Dr. José Orlando Alves. Atualmente, Pedro Miguel desenvolve trabalho ligado a aspectos texturais da escrita pianí­stica, aplicando a teoria das partições para modelar as possibilidades fí­sico-motoras experimentadas pelo repertório pianí­stico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1103-5052. E-mail:moraespedromiguelde@gmail.com

Liduino Pitombeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat. Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Ph.D. em composição e teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil e no exterior. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1141-655X. E-mail: pitombeira@musica.ufrj.br

References

BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria Geral dos Sistemas. Tradução: Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 2008.

CASTRO-LIMA, M. Composição de Suí­te nº1 a partir da modelagem sistêmica de cinco Ponteios do terceiro caderno de Camargo Guarnieri. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

DIDKOVSKY, Nick. Metamusic/Metatext: The Blurry Boundaries around Distributed Compositional Systems. Leonardo Music Journal, Vol. 7 (1997), pp. 73-76. DOI: https://doi.org/10.2307/1513248

FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven, London: Yale University Press. 1973

GENTIL-NUNES, P. Programa, Feedback e Composição Musical. 1993. 181 f. Dissertação (Mestrado em música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1993.

KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony: with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3ª Ed. New York: McGraw-Hill, 1994.

KLIR, G. Facets of Systems Science. New York: Plenum, 1991. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-0718-9

LERDAHL, F. Generative Processes in Music: The psychology of performance, improvisation and composition. Oxford: Claredon Press, 1988.

LIMA, Flávio. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. UFPB, João Pessoa, 2011. Dissertação (Mestrado em Composição).

MORAES, M.; PITOMBEIRA, Liduino. Composição do Ponteio Nº 5 de Pedro Miguel a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio Nº 15 de Camargo Guarnieri. Música Hodie, v. 13: 8-33, 2013

MORAES, M.; PITOMBEIRA, Liduino. Planejamento Composicional do Ponteio Nº 1 de Pedro Miguel a partir da Modelagem do Ponteio Nº 11 de Guarnieri. Revista Música, v. 13: 136-154-154, 2012

MORORÓ, B. O. Modelagem Sistêmica do Processo de Melhoria Contí­nua de Processos Industriais Utilizando o Método Seis Sigma e Redes de Petri. PUC, São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia).

NATTIEZ, Jean"Jacques. Allen Forte"™s set theory, neutral level analysis and poietics. Around Set Theory. Paris: Delatour/Ircam, 2003.

MORORÓ, B. O. Modelagem Sistêmica do Processo de Melhoria Contí­nua de Processos Industriais Utilizando o Método Seis Sigma e Redes de Petri. PUC, São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia).

PITOMBEIRA, Liduino. A Produção de teoria composicional no Brasil. In: Ilza Nogueira; Fausto Borém. (Org.). O Pensamento musical criativo: teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade. 1ed. Salvador: UFBA, 2015c: 61-89.

PITOMBEIRA, Liduino. Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical. In: 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. v. 2. p. 103-114,

PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2 de Camargo Guarnieri segundo a teoria dos contornos. Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro, v. 28: 331-348, 2015a.

PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2, Caderno 1, de Camargo Guarnieri a partir da teoria dos contornos, da teoria da variação progressiva e da análise particional. In: 13º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 70-78.

PITOMBEIRA, Liduino. O serialismo de Guarnieri no seu Concerto para Piano e Orquestra N.º 5. Per Musi, Belo Horizonte, N.20, 2009: 43. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992009000200006

PITOMBEIRA, Liduino; KÜHN, Max; USAI, Claudia. Modelagem sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de Villa. In: XXVI Congresso da ANPPOM. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2016a, p. 1.

PITOMBEIRA, Liduino; LIMA, M. M. C. Composition of Two Works for Woodwind Quintet based on the Systemic Modelling of Guarnieri"™s Ponteio No. 25. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2015b, p.1.

PITOMBEIRA, Liduino; LIMA, M. M. C.; MADDALENA, G. M. Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri. In: XXVI Congresso da ANPPOM. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2016b. p. 1.

PITOMBEIRA, Liduino. A Systemic Model for Debussy"™s Prélude No.1. MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics. V.2, N.2, Dezembro de 2018.

MORRIS, R. D. Composition with Pitch-classes: A Theory of Compositional Design. New Haven: Yale University Press, 1987. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1xp3ss4

SCOTTO, Ciro. A Hybrid Compositional System: Pitch-Class Composition with Tonal Syntax. Perspectives of New Music, Vol. 38, No. 1 (Winter, 2000), pp. 169-222. DOI: https://doi.org/10.2307/833592

SMITH, Stuart, SMITH, Sylvia. A Portrait of Herbert Brun. Perspectives of New Music. Vol. 17. Nº 2 (Spring-Summer, 1979), p. 56-75. DOI: https://doi.org/10.2307/832833

Published

2019-04-01

How to Cite

de Moraes, P. M., & Pitombeira, L. (2019). Composição de duas novas obras a partir de repositórios gerados pela modelagem sistêmica do Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri. Vortex Music Journal, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2679

Issue

Section

Research Papers

Metrics