Composição de duas novas obras a partir de repositórios gerados pela modelagem sistêmica do Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri
Visualizações: 108DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2679Resumen
Este artigo objetiva demonstrar o planejamento e os procedimentos composicionais utilizados na construção de duas obras para piano solo, cujas diretrizes composicionais foram oriundas de um processo de modelagem sistêmica que, tomando como objeto de estudo o Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri, possibilitou a proposição de uma série de definições em relação a diversos parâmetros musicais, tais como altura, ritmo, forma e harmonia.Descargas
Citas
BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria Geral dos Sistemas. Tradução: Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 2008.
CASTRO-LIMA, M. Composição de Suíte nº1 a partir da modelagem sistêmica de cinco Ponteios do terceiro caderno de Camargo Guarnieri. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
DIDKOVSKY, Nick. Metamusic/Metatext: The Blurry Boundaries around Distributed Compositional Systems. Leonardo Music Journal, Vol. 7 (1997), pp. 73-76. DOI: https://doi.org/10.2307/1513248
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven, London: Yale University Press. 1973
GENTIL-NUNES, P. Programa, Feedback e Composição Musical. 1993. 181 f. Dissertação (Mestrado em música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1993.
KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony: with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3ª Ed. New York: McGraw-Hill, 1994.
KLIR, G. Facets of Systems Science. New York: Plenum, 1991. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-0718-9
LERDAHL, F. Generative Processes in Music: The psychology of performance, improvisation and composition. Oxford: Claredon Press, 1988.
LIMA, Flávio. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. UFPB, João Pessoa, 2011. Dissertação (Mestrado em Composição).
MORAES, M.; PITOMBEIRA, Liduino. Composição do Ponteio Nº 5 de Pedro Miguel a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio Nº 15 de Camargo Guarnieri. Música Hodie, v. 13: 8-33, 2013
MORAES, M.; PITOMBEIRA, Liduino. Planejamento Composicional do Ponteio Nº 1 de Pedro Miguel a partir da Modelagem do Ponteio Nº 11 de Guarnieri. Revista Música, v. 13: 136-154-154, 2012
MORORÓ, B. O. Modelagem Sistêmica do Processo de Melhoria Contínua de Processos Industriais Utilizando o Método Seis Sigma e Redes de Petri. PUC, São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia).
NATTIEZ, Jean"Jacques. Allen Forte"™s set theory, neutral level analysis and poietics. Around Set Theory. Paris: Delatour/Ircam, 2003.
MORORÓ, B. O. Modelagem Sistêmica do Processo de Melhoria Contínua de Processos Industriais Utilizando o Método Seis Sigma e Redes de Petri. PUC, São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia).
PITOMBEIRA, Liduino. A Produção de teoria composicional no Brasil. In: Ilza Nogueira; Fausto Borém. (Org.). O Pensamento musical criativo: teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade. 1ed. Salvador: UFBA, 2015c: 61-89.
PITOMBEIRA, Liduino. Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical. In: 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. v. 2. p. 103-114,
PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2 de Camargo Guarnieri segundo a teoria dos contornos. Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro, v. 28: 331-348, 2015a.
PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2, Caderno 1, de Camargo Guarnieri a partir da teoria dos contornos, da teoria da variação progressiva e da análise particional. In: 13º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 70-78.
PITOMBEIRA, Liduino. O serialismo de Guarnieri no seu Concerto para Piano e Orquestra N.º 5. Per Musi, Belo Horizonte, N.20, 2009: 43. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992009000200006
PITOMBEIRA, Liduino; KÜHN, Max; USAI, Claudia. Modelagem sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de Villa. In: XXVI Congresso da ANPPOM. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2016a, p. 1.
PITOMBEIRA, Liduino; LIMA, M. M. C. Composition of Two Works for Woodwind Quintet based on the Systemic Modelling of Guarnieri"™s Ponteio No. 25. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2015b, p.1.
PITOMBEIRA, Liduino; LIMA, M. M. C.; MADDALENA, G. M. Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri. In: XXVI Congresso da ANPPOM. Anais...Porto Alegre: ANPPOM, 2016b. p. 1.
PITOMBEIRA, Liduino. A Systemic Model for Debussy"™s Prélude No.1. MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics. V.2, N.2, Dezembro de 2018.
MORRIS, R. D. Composition with Pitch-classes: A Theory of Compositional Design. New Haven: Yale University Press, 1987. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1xp3ss4
SCOTTO, Ciro. A Hybrid Compositional System: Pitch-Class Composition with Tonal Syntax. Perspectives of New Music, Vol. 38, No. 1 (Winter, 2000), pp. 169-222. DOI: https://doi.org/10.2307/833592
SMITH, Stuart, SMITH, Sylvia. A Portrait of Herbert Brun. Perspectives of New Music. Vol. 17. Nº 2 (Spring-Summer, 1979), p. 56-75. DOI: https://doi.org/10.2307/832833
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Pedro Miguel de Moraes, Liduino Pitombeira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.