Articulação da Forma e Gestualidade Cadencial – Um postulado de Salles (2010): procedimentos de simetria como elemento de fator resolutivo no Quarteto de cordas nº 10, de Villa-Lobos (1946)
Visualizações: 204DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2675Resumo
Este estudo tem como objetivo evidenciar gestos cadenciais em operações de simetria no Quarteto de cordas nº10, de Villa-Lobos (1946). No que diz respeito a simetrias, utilizaremos como base os trabalhos de Salles (2009, 2016) e Visconti (2016). Com relação a gestualidade cadencial, como referência, os estudos de Dudeque (2013, 2017). Sobre forma e material temático, os estudos de Salles (2010), Estrella (1970) e Hepokoski (2006). Para as questões impossibilitadas de análise, segundo os padrões tonais, utilizaremos a teoria dos conjuntos a partir dos estudos de Forte (1973) e Straus (2013).
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Joel Miranda Bravo de. Simetria Intervalar e Redes de Coleções: Análise Estrutural dos Choros n. 4 e Choros n. 7 de Heitor Villa-Lobos. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2014.
COELHO DE SOUZA, Rodolfo. "Hibridismo, Consistência e Processos de significação na música modernista de Villa-Lobos". In: Ictus, v. 11, n. 2. Salvador: UFBA, 2010.
DUDEQUE, Norton. Gestos musicais no 1º movimento do Trio para cordas (1945) de Villa-Lobos. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANíLISE MUSICAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: ECA-USP, 2013.
DUDEQUE, Norton; SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos, um Compêndio: novos desafios interpretativos. Curitiba: Editora UFPR, 2017.
ESTRELLA, Arnaldo. Os Quartetos de Cordas de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, 1970.
FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP, 1973.
OLIVEIRA, José de Carvalho. Centricidade e Simetria; Elementos de articulação melódica, harmônica e cadencial na música pós-tonal. Contrastes e significados na Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos (1948). Anais do XXVIII Congresso da ANPPOM. Manaus: UFAM, 2018.
OLIVEIRA, José de Carvalho. Simetria, confluências e inter-relação entre conjuntos nas obras; Fantasia para saxofone soprano em Sib e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos (1948) e Rapsodia para saxofone alto em Mib e orquestra de Claude Debussy (1903). Anais do XXVI Congresso da ANPPOM. Belo Horizonte: UFMG, 2016.
NERY FILHO, Walter. Os voos do Passarinho de Pano e análise dos processos composicionais na suíte Prole do Bebê nº 2 de Villa-Lobos. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2012.
SALLES, Paulo de Tarso. Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: o discurso da Besta. Tese de livre docência. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo: ECA/USP, 2016.
SALLES, Paulo de Tarso. "Quarteto de Cordas no. 10" de Villa-Lobos: Densidade Temática e Releitura da Forma-Sonata. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis: UDESC, pp. 1608-1615, 2010.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos Composicionais. Campinas: Editora Unicamp, 2009.
STRAUS, Joseph. Introdução í teoria pós-tonal. Tradução de Ricardo Mazzini Bordini. São Paulo: Editora Unesp; Salvador: EDUFBA, 2013.
VILLA-LOBOS, Heitor. Quarteto de cordas nº 2. Edição Southern Music Publishing Co, Paris, 1930.
VILLA-LOBOS, Heitor. Quarteto de cordas nº 10. Edição Southern Music Publishing Co, Paris, 1963.
VISCONTI, Ciro. Simetria nos Estudos para Violão de Villa-Lobos. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José de Carvalho Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.