Da vanguarda ao folclore – o moderno e o popular em Mário de Andrade

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Autores

  • Caion Meneguello Natal Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2680

Resumo

O presente artigo focaliza as relações entre vanguarda e folclore segundo o pensamento de Mário de Andrade. São analisados estudos que o escritor produziu durante a década de 1920: dois manifestos estéticos ("Prefácio interessantí­ssimo" e "A escrava que não é Isaura" ), e também o material elaborado a partir de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil, entre 1927 e 1929. Tais estudos possibilitam enxergar semelhanças estruturais entre modernismo e cultura popular. Para Mário, as manifestações folclóricas serviriam de fonte para a renovação estética que se buscava naquele momento.

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Biografia do Autor

Caion Meneguello Natal, Universidade de São Paulo

Caion Meneguello Natal é professor de história e historiador. Possui doutorado na área pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estágio pós-doutoral pela PUC-SP. Especialista em história cultural, pesquisa questões relativas a patrimônio histórico e artí­stico, memória, literatura, música, arquitetura e construção de identidades durante o perí­odo republicano no Brasil. Atualmente, participa do programa de pós-doutorado do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), onde desenvolve pesquisa no arquivo Mário de Andrade, a respeito do pensamento estético do autor modernista. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0357-3202. E-mail: caionnatal@hotmail.com

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Natal, C. M. (2019). Da vanguarda ao folclore – o moderno e o popular em Mário de Andrade. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2680

Edição

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Artigos

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