Da vanguarda ao folclore – o moderno e o popular em Mário de Andrade
Visualizações: 154DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2680Resumen
O presente artigo focaliza as relações entre vanguarda e folclore segundo o pensamento de Mário de Andrade. São analisados estudos que o escritor produziu durante a década de 1920: dois manifestos estéticos ("Prefácio interessantíssimo" e "A escrava que não é Isaura" ), e também o material elaborado a partir de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil, entre 1927 e 1929. Tais estudos possibilitam enxergar semelhanças estruturais entre modernismo e cultura popular. Para Mário, as manifestações folclóricas serviriam de fonte para a renovação estética que se buscava naquele momento.Descargas
Citas
ANDRADE, Mário de. A escrava que não é Isaura. In: Obra Imatura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013a.
ANDRADE, Mário de. As melodias do boi e outras peças. Preparação, introdução e notas de Oneyda Alvarenga. São Paulo; Brasília: Duas Cidades/INL, 1987.
ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. (1º tomo). Edição por Oneyda Alvarenga. Belo Horizonte/ Brasília: E. Itatiaia; INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1982.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo/Brasília: Livraria Martins Editora/INL, 1972.
ANDRADE, Mário de. Modinhas imperiais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980a.
ANDRADE, Mário de. Música de feitiçaria no Brasil. Belo Horizonte/Brasília: Itatiaia; INL-Fundação Pró-Memória, 1983.
ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. Edição de texto apurado, anotada e acrescida de documentos por Telê Ancona Lopez, Tatiana Longo Figueiredo; Leandro Raniero Fernandes colaborador. Brasília: Iphan, 2015.
ANDRADE, Mário de. Os cocos. Preparação, introdução e notas de Oneyda Alvarenga. São Paulo; Brasília: Livraria Duas Cidades/Fundação Nacional Pró-Memória, 1984.
ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo: Martins Fontes, 1980b.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas (Vol.1). Edição de texto Tatiana Longo Figueiredo e Telê Ancona Lopez. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013b.
ANDRADE, Mário de. Taxi e crônicas no Diário Nacional. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Porto Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades/Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976.
ESCOREL, Lilian. L"™Esprit Nouveau nas estantes de Mário de Andrade. São Paulo: Humanitas, 2012.
FRAZER, James. Roger. O ramo de ouro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982.
GUINSBURG, Jacó (org.). O expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002.
LAFETí, João Luiz. A poesia de Mário de Andrade. In: A dimensão da noite e outros ensaios. São Paulo: Duas Cidades; Ed.34, 2004.
LAFETí, João Luiz. 1930: a crítica e o modernismo. São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2000.
LOPES, Vivian Caroline Fernandes. Traços do expressionismo alemão em Mário de Andrade. Dissertação (Mestrado). FFLCH, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
LOPEZ, Telê Ancona. Arlequim e modernidade. In: Mariodeandradiando. São Paulo: Hucitec, 1996.
LOPEZ, Telê do Porto Ancona. Mário de Andrade: ramais e caminhos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1972.
MORAES, Eduardo Jardim de. Mário de Andrade: eu sou trezentos: vida e obra. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2015.
PAULA, Rosângela Asche de. O expressionismo na biblioteca de Mário de Andrade: da leitura í criação. Tese (Doutorado). FFLCH, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SOUZA, Cristiane Rodrigues de. Clã do Jabuti: uma partitura de palavras. São Paulo: Annablume, 2006.
SOUZA, Gilda de Mello e. Vanguarda e Nacionalismo na década de vinte. In: Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades, 1980.
TEIXEIRA, Maurício de Carvalho. Torneios melódicos: poesia cantada em Mário de Andrade. Tese (Doutorado). FFLCH, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
WISNIK, José Miguel. Dança dramática (Poesia/música brasileira). Tese (Doutorado). FFLCH, Departamento de Línguas Orientais e Teoria Literária, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da semana de 22. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Caion Meneguello Natal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.