Recife Antigo de Francisco Araújo – Revisões texturais pontuais para maior contraste entre as seções
Visualizações: 126DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2683Resumo
Este artigo apresenta um estudo das texturas constituídas por linhas melódicas simples e baixos harmônicos explorados por Francisco Araújo em suas obras mais simples e também em obras de caráter virtuosístico. Nesse sentido, contextualizamos inicialmente a prática da revisão crítica no repertório do instrumento e analisamos trechos de diversas obras do autor buscando entender esta característica de sua escrita e algumas relações desta com suas escolhas como violonista. Posteriormente, apresentamos sugestões de revisão para pontos específicos de Recife Antigo (2019) visando aumentar o contraste entre as seções, tornando-as sutilmente mais oponentes e complementares. Ao final do artigo, trazemos a partitura completa da obra.Downloads
Referências
AGUIAR, Daniel Marques de. O violão no frevo: uma linguagem em construção. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.
ARAÚJO, Francisco. Esperando o sol nascer. In: ARAÚJO, Francisco. Nas cordas do violão. São Paulo: Legato, 2019. p. 32-33.
______. Pedras de maria da cruz. In: ARAÚJO, Francisco. Nas cordas do violão. São Paulo: Legato, 2019. Partitura. p. 18-20.
______. Recife antigo. In: ARAÚJO, Francisco. Nas cordas do violão. São Paulo: Legato, 2019. Partitura. p. 27-31.
______. Resposta do tempo. In: ARAÚJO, Francisco. Nas cordas do violão. São Paulo: Legato, 2019. Partitura. p. 34-35.
______. Valsa para dançar. In: ARAÚJO, Francisco. Nas cordas do violão. São Paulo: Legato, 2019. Partitura. p. 10-12.
ARAÚJO, Francisco. Valsa virtuosa n.1 (partitura). Washington: Columbia, 1978.
BATTISTUZZO, S. A. C. Francisco Araújo: o uso do idiomatismo na composição de obras para violão solo. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, 2009.
BREAM, Julian. How to write for the guitar. Guitar Forum 2. London: Editor Jonathan Leathwood, EGTA UK, 2003, p. 1-8.
GODFREY, Jonathan. Principles of Idiomatic Guitar Writing. Tese (Doutorado em Música). Indiana University, Bloomington, 2013.
GRIER, James. The critical editing of music: history, method, and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
PEREIRA, Marco. Heitor Villa-Lobos: sua obra para violão. Brasília: Musimed, 1984.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo Seincman. 2. ed. - São Paulo: EDUSP, 1993.
THOMAZ, Rafael. A linguagem musical e violonística de Marco Pereira: uma simbiose criativa de diferentes vertentes. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maurício Orosco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.