Planejamento composicional de duas novas obras a partir da modelagem sistêmica da Modinha da Brasiliana N.1, de Osvaldo Lacerda
Visualizações: 101DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2673Resumo
A modelagem sistêmica da Modinha da Brasiliana N.1, de Osvaldo Lacerda, para piano, nos permitiu propor um sistema composicional hipotético, com o qual planejamos e compusemos duas obras para formações instrumentais distintas da versão original: um quarteto de cordas e um quinteto de sopros. O sistema composicional consistiu na descrição detalhada de todos os gestos da obra, em termos de formas normais e primas, bem como das relações entre eles, o que possibilitou a criação de um algoritmo computacional escrito em MatLab. Através desse algoritmo, foi possível gerar todos os gestos da obra, tendo como única variável de entrada um dos doze tricordes de Straus (2013).Downloads
Referências
ARAGíO, F.; PITOMBEIRA, L. Conversão diatônica entre sistema riemannianos não redundantes. Congresso da ANPPOM, 20. Anais... Florianópolis: UDESC 2010, p.1-10.
CASTRO-LIMA, M.; PITOMBEIRA, L. Composition of two works for woodwind quintet based on the Systemic Modelling of Guarnieri"™s Ponteio No 25. Congresso da ANPPOM, 25. Anais... Vitória: UFES, 2015, p.1-10.
CASTRO-LIMA, M; MESQUITA, G; PITOMBEIRA, L. Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri. Congresso da ANPPOM, 26. Anais... Belo Horizonte: UEMG, 2016, p.1-10.
CASTRO LIMA, Marcel; PITOMBEIRA, Liduino. Systemic Modeling of Camargo Guarnieri"™s Ponteio n. 8. Opus, v. 24, n. 3, p. 120-148, set./dez. 2018a. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2018c2406
CASTRO-LIMA, Marcel; PITOMBEIRA, Liduino. Planejamento composicional de Quadrilha, para quarteto de cordas, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio nº 21 de Camargo Guarnieri. Musica Theorica. Salvador: TeMA, 2018b, p. 175-202. DOI: https://doi.org/10.52930/mt.v3i1.71
EBBINGHAUS, Hans-Dieter; FLUM, Jörg; THOMAS, Wolfgang. Mathematical Logic. New York: Springer-Verlag, 1984.
KENNAN, Kent. Counterpoint based on Eighteenth-Century Practice. Englewood Cliffs (New Jersey): Prentice-Hall, 1972.
KÜHN, Max; USAI, Claudia; PASCALE, Rodrigo; PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica aplicada í música popular: Imagina, de Tom Jobim. Congresso da ANPPOM, 27. Anais... Campinas: UNICAMP, 2017, p.1-10.
KÜHN, Max; USAI, Claudia; PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de Villa. Congresso da ANPPOM, 26. Anais... Belo Horizonte: UEMG, 2016, p.1-10.
LACERDA, Osvaldo. Brasilianas 1"”9. São Paulo: Irmãos Vitale, 1965-1984.
MARCONDES, Marco Antônio. Enciclopédia da Música Brasileira: Erudita, Folclórica e Popular. 2ª Ed. São Paulo: Art Editora, 1998.
MEDEIROS, R. J. V.; SANTOS, R. S.; PITOMBEIRA, L. Modelagem Sistêmica baseada em Cadeias de Markov. Congresso da ANPPOM, 21. Anais... Uberlândia: p. 1879-1885, 2011.
MESQUITA, G; CASTRO-LIMA, M; PITOMBEIRA, L. Composição de Suite de Seis Segundos Sentidos a Cinco Sopros, de Gabriel Mesquita, a partir de articulações semânticas entre procedimentos composicionais e imagens poéticas extramusicais. Congresso da ANPPOM, 27. Anais... Campinas: UNICAMP, 2017, p.1-10.
MORAES, P. M.; CASTRO, G.; PITOMBEIRA, Liduino. Procedimentos Composicionais utilizados no Ponteio Nº 2 de Pedro Miguel a partir da modelagem do Ponteio Nº 12 de Camargo Guarnieri. Per Musi (UFMG), v. 27, p. 61-74: Belo Horizonte, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992013000100007
MORAES, P. M.; PITOMBEIRA, Liduino. Composição do Ponteio Nº 5 de Pedro Miguel a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio Nº 15 de Camargo Guarnieri. Música Hodie, v. 13, p. 8-33, 2013.
MORAES, P. M.; PITOMBEIRA, L. Planejamento Composicional do Ponteio Nº 1 de Pedro Miguel a partir da Modelagem do Ponteio Nº 11 de Guarnieri. Revista Música, v. 13, p. 136-154, 2012.
MORAES, P. M.; PITOMBEIRA, L. Composição de Obra Original a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio N.13 de Camargo Guarnieri. Congresso da ANPPOM, 21. Anais"¦ Uberlândia, 2011.
OLIVEIRA, Helder; PITOMBEIRA, Liduino. Planejamento composicional de Ponteado a partir da modelagem sistêmica do Ponteio nº 5 de Camargo Guarnieri. Anais do 15º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2 de Camargo Guarnieri segundo a teoria dos contornos. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 28, 2015a, p. 331-348.
PITOMBEIRA, Liduino. A Produção de teoria composicional no Brasil. In: Ilza Nogueira; Fausto Borém. (Org.). O Pensamento musical criativo: teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade. 1ed.Salvador: UFBA, 2015b, p. 61-89.
PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica do Ponteio N.2, Caderno 1, de Camargo Guarnieri a partir da teoria dos contornos, da teoria da variação progressiva e da análise particional. Anais do 13º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 70-78.
PITOMBEIRA, Liduino. Determination of Compositional Systems Through Systemic Modeling In: Lecture Notes in Computer Science. 1 ed. Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2017a, p. 298-311. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-71827-9_23
PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional. Congresso da ANPPOM, 27. Anais...Campinas: UNICAMP, 2017b, p.1-10.
PITOMBEIRA, Liduino. A Systemic Model for Debussy"™s Prélude No.1. MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics. V.2, N.2, Dezembro de 2018.
PITOMBEIRA, Liduino. Planejamento composicional do segundo movimento de Patrono Quieto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio Nº 4 de Camargo Guarnieri. Anais do I Congresso Nacional de Música e Matemática. Rio de Janeiro: MusMat/ PPGM/ UFRJ, 2017c.
PITOMBEIRA, L. Formal Design, Textural Profile, and Degree of Harmonic Endogeny as modeling factors. Anais do Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2. Florianópolis: UDESC, 2017d.
PITOMBEIRA, Liduino. Compositional Planning of Pitombeira"™s Incelença from Brazilian Landscapes No. 15 through the Systemic Modeling of Guarnieri"™s Ponteio No.6. Art Music Review, 32. Salvador: UFBA, 2017e.
STRAUS, Joseph. Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of Tonal Tradition. Cambridge: Harvard University Press, 1990. DOI: https://doi.org/10.4159/harvard.9780674436336
STRAUS, Joseph. Introdução í Teoria Pós-Tonal. Trad. Ricardo Bordini. São Paulo: Unesp, 2013.
TENNEY, James. Meta+hodos: A phenomenology of 20th-century musical materials and an approach to study of form and META meta+hodos. Editor: Larry Polansky. 2a. ed. Oakland: Frog Peak Music, 1988. DOI: https://doi.org/10.2307/1578336
ZAMPRONHA, Edson (2005). Gesture In Contemporary Music - On The Edge Between Sound Materiality And Signification. In: Revista Transcultural de Música / Transcultural Music Review, v. 9. Disponível em <http://www.sibetrans.com/trans/trans9/zanpronha.htm>. Consultado em 08-Nov-2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Max Kühn, Liduino Pitombeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.