Coeducação Musical e os "Encontros de Flauta Doce" – Um olhar para o musicar da Igreja do Caminho

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Autores

  • Daniela Weingärtner Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vânia Beatriz Müller Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2669

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a coaprendizagem musical, a partir das relações sociais que constituem um dado grupo social, e do próprio conceito de comunidade. O texto aborda resultados parciais de uma etnografia realizada em uma comunidade Luterana de Bluemanu – SC. Propomos refletir sobre os modos e processos de aprendizagens musicais tecidos por flautistas de diferentes idades e realidades musicais em encontros de Flauta Doce, na busca de compreender como o contexto comunitário produz práticas musicais e interfere nas aprendizagens musicais desses flautistas. Nos interessa, ainda, pensar em como ocorrem os processos de coeducação entre os participantes. Entre os aspectos observados está a importância que os participantes dão ao fazer música em grupo e, nesse contexto, como aprendem música. Nessa direção, refletimos a partir do conceito de "musicar" de Christopher Small (1998; 2002) e da perspectiva de coeducação de Ribas (2009).

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Biografia do Autor

Daniela Weingärtner, Universidade do Estado de Santa Catarina

Educadora musical graduada em Licenciatura em Musical pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e mestre do PPGMUS da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua em contexto comunitário como educadora musical, intérprete e pesquisadora. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7765-9298. E-mail: daniela.wgt@gmail.com

Vânia Beatriz Müller, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Bacharelado em Música pela UFSM, Mestrado em Educação Musical na UFRGS e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC. É docente no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordena a área Música no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID, desde 2011. É lí­der do Grupo de Pesquisa musicAR: Artisticidade. Cultura. Educação Musical, o qual concentra estudos que abrangem o campo da performance musical enquanto um ritual social, e suas interfaces com o devir polí­tico, a artisticidade, o neoliberalismo. Estuda a Música e a Educação Musical associadas à produção de subjetividades no que tange: aos Estudos de Gênero e suas intersecções com as demais identidades sociais; ao Poder, à Formação de Educadoras/es Musicais e í  Escola do Ensino Básico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1554-3572. E-mail: vabem@yahoo.com.br

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Weingärtner, D., & Müller, V. B. (2019). Coeducação Musical e os "Encontros de Flauta Doce" – Um olhar para o musicar da Igreja do Caminho. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2669

Edição

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