Uma "ilusão permanente" : a composição de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica, Karlheinz Stockhausen
Visualizações: 84DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2678Resumo
Em residência no IRCAM entre 1983-84, Stockhausen trabalhou na versão de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica. Interessado na programação do synthétiseur 4X, o compositor vislumbrou "uma nova orientação da lógica musical no campo dos harmônicos" , i.e., controlar deslocamentos de fase de até 212 parciais sob intrincadas relações espectrais. Este artigo analisa a escritura da música eletrônica de Kathinkas Gesang, investigando os procedimentos técnico-composicionais subjacentes à sua realização em estúdio, tal como a concepção dos materiais e dos esquemas de espacialização. Percorrendo um traço de sua poética, a Klangkomposition, delineia-se o minucioso trabalho do compositor sobre o timbre através de sua visão prospectiva frente às relações de fase entre parciais. A despeito das novas possibilidades oferecidas pelo 4X, os árduos procedimentos analógicos e a intensa programação fizeram dessa interface uma "ilusão permanente" para Stockhausen.
Downloads
Referências
ASSIS, Gustavo. Em busca do som: A música de Karlheinz Stockhausen nos anos 1950. São Paulo: Editora Unesp, 2011. 425 p.
CLARKE, Michael; MANNING, Peter. The influence of technology on the composition of Stockhausen's Octophonie, with particular reference to the issues of spatialisation in a three-dimensional listening environment. Organised Sound, [s.l.], v. 13, n. 03, p.177-187, 3 nov. 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771808000277
GATI, Tiago; SCUCUGLIA, Fábio. O Studio di Fonologia Musicale de Milão. In: MENEZES, Flo (Org.). Luciano Berio: legado e atualidade. São Paulo: Editora da Unesp Digital, 2015. p. 141-166.
HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 1130 p.
MACONIE, Robin. Other Planets: the music of Karlheinz Stockhausen. Lanham, Md.: Scarecrow Press, 2005.
MENEZES, Flo. A obra de Karlheinz Stockhausen: apontamentos para o curso de análise de outubro/novembro de 1998 dentro das atividades da II BIMESP "™98. São Paulo: Studio PANaroma (Unesp/Fasm), 1998.
MIRANDA, Paulo. A Composição por Fórmula de Karlheinz Stockhausen: processos de projeção da Superfórmula de Licht em Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem.Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
OSMOND-SMITH, David; EARLE, Ben. Berio, Luciano. Oxford Music Online, [s.l.], 2001. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.02815
______. A acústica musical em palavras e sons. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003. 309 p.
STOCKHAUSEN, Karlheinz. Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem. Kürten: Stockhausen-Verlag, 1984. Partitura.
______. Electronic Music for Kathinka"™s Chant as Lucifer"™s Requiem. Perspectives of New Music, v. 23, n. 2, p. 40-60, 1985a. DOI: https://doi.org/10.2307/832696
______. Stockhausen on Opera. Perspectives of New Music, v. 23, n. 2, p. 24-39, 1985b. DOI: https://doi.org/10.2307/832695
______. Stockhausen sobre a música (Palestras e Entrevistas compiladas por Robin Maconie). São Paulo: Madras, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Agenor Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.