Uma "ilusão permanente" : a composição de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica, Karlheinz Stockhausen

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Autores

  • Paulo Agenor Miranda Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2678

Resumo

Em residência no IRCAM entre 1983-84, Stockhausen trabalhou na versão de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica. Interessado na programação do synthétiseur 4X, o compositor vislumbrou "uma nova orientação da lógica musical no campo dos harmônicos" , i.e., controlar deslocamentos de fase de até 212 parciais sob intrincadas relações espectrais. Este artigo analisa a escritura da música eletrônica de Kathinkas Gesang, investigando os procedimentos técnico-composicionais subjacentes à sua realização em estúdio, tal como a concepção dos materiais e dos esquemas de espacialização. Percorrendo um traço de sua poética, a Klangkomposition, delineia-se o minucioso trabalho do compositor sobre o timbre através de sua visão prospectiva frente às relações de fase entre parciais. A despeito das novas possibilidades oferecidas pelo 4X, os árduos procedimentos analógicos e a intensa programação fizeram dessa interface uma "ilusão permanente" para Stockhausen.

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Biografia do Autor

Paulo Agenor Miranda, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Música pela UNESP desde 2017 sob orientação do Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho. Obteve o tí­tulo de Mestre em Artes (subárea: Música) pela Universidade Federal de Uberlândia com dissertação que investigou o princí­pio da composição por fórmula de Karlheinz Stockhausen, orientado pelo Prof. Dr. Daniel Luí­s Barreiro. Graduado em flauta transversal, desenvolveu pesquisas sobre outras importantes obras da literatura desse instrumento no século XX: Voice, de T. Takemitsu; Jupiter, de P. Manoury e Synchronisms 1, de M. Davidovsky. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0679-1993. E-mail: pauloagenormiranda@hotmail.com

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Miranda, P. A. (2019). Uma "ilusão permanente" : a composição de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica, Karlheinz Stockhausen. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2678

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