Uma "ilusão permanente" : a composição de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica, Karlheinz Stockhausen

Visualizações: 74

Autores/as

  • Paulo Agenor Miranda Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2678

Resumen

Em residência no IRCAM entre 1983-84, Stockhausen trabalhou na versão de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica. Interessado na programação do synthétiseur 4X, o compositor vislumbrou "uma nova orientação da lógica musical no campo dos harmônicos" , i.e., controlar deslocamentos de fase de até 212 parciais sob intrincadas relações espectrais. Este artigo analisa a escritura da música eletrônica de Kathinkas Gesang, investigando os procedimentos técnico-composicionais subjacentes à sua realização em estúdio, tal como a concepção dos materiais e dos esquemas de espacialização. Percorrendo um traço de sua poética, a Klangkomposition, delineia-se o minucioso trabalho do compositor sobre o timbre através de sua visão prospectiva frente às relações de fase entre parciais. A despeito das novas possibilidades oferecidas pelo 4X, os árduos procedimentos analógicos e a intensa programação fizeram dessa interface uma "ilusão permanente" para Stockhausen.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Agenor Miranda, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Música pela UNESP desde 2017 sob orientação do Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho. Obteve o tí­tulo de Mestre em Artes (subárea: Música) pela Universidade Federal de Uberlândia com dissertação que investigou o princí­pio da composição por fórmula de Karlheinz Stockhausen, orientado pelo Prof. Dr. Daniel Luí­s Barreiro. Graduado em flauta transversal, desenvolveu pesquisas sobre outras importantes obras da literatura desse instrumento no século XX: Voice, de T. Takemitsu; Jupiter, de P. Manoury e Synchronisms 1, de M. Davidovsky. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0679-1993. E-mail: pauloagenormiranda@hotmail.com

Citas

ASSIS, Gustavo. Em busca do som: A música de Karlheinz Stockhausen nos anos 1950. São Paulo: Editora Unesp, 2011. 425 p.

CLARKE, Michael; MANNING, Peter. The influence of technology on the composition of Stockhausen's Octophonie, with particular reference to the issues of spatialisation in a three-dimensional listening environment. Organised Sound, [s.l.], v. 13, n. 03, p.177-187, 3 nov. 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771808000277

GATI, Tiago; SCUCUGLIA, Fábio. O Studio di Fonologia Musicale de Milão. In: MENEZES, Flo (Org.). Luciano Berio: legado e atualidade. São Paulo: Editora da Unesp Digital, 2015. p. 141-166.

HENRIQUE, Luí­s L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 1130 p.

MACONIE, Robin. Other Planets: the music of Karlheinz Stockhausen. Lanham, Md.: Scarecrow Press, 2005.

MENEZES, Flo. A obra de Karlheinz Stockhausen: apontamentos para o curso de análise de outubro/novembro de 1998 dentro das atividades da II BIMESP "™98. São Paulo: Studio PANaroma (Unesp/Fasm), 1998.

MIRANDA, Paulo. A Composição por Fórmula de Karlheinz Stockhausen: processos de projeção da Superfórmula de Licht em Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem.Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

OSMOND-SMITH, David; EARLE, Ben. Berio, Luciano. Oxford Music Online, [s.l.], 2001. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.02815

______. A acústica musical em palavras e sons. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003. 309 p.

STOCKHAUSEN, Karlheinz. Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem. Kürten: Stockhausen-Verlag, 1984. Partitura.

______. Electronic Music for Kathinka"™s Chant as Lucifer"™s Requiem. Perspectives of New Music, v. 23, n. 2, p. 40-60, 1985a. DOI: https://doi.org/10.2307/832696

______. Stockhausen on Opera. Perspectives of New Music, v. 23, n. 2, p. 24-39, 1985b. DOI: https://doi.org/10.2307/832695

______. Stockhausen sobre a música (Palestras e Entrevistas compiladas por Robin Maconie). São Paulo: Madras, 2009.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Miranda, P. A. (2019). Uma "ilusão permanente" : a composição de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica, Karlheinz Stockhausen. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2678