'Em todas as coisas a mudança é doce': Varietas e paixão na música italiana renascentista

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Autores

  • Atli Ellendersen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2681

Resumo

Neste estudo investigamos a procura ocorrida durante a Renascença por uma música emocionalmente envolvente. Por meio do estudo dos redescobertos tratados de retórica da Antiguidade, os teóricos da música na Itália reforçam a ligação entre música e poesia e aplicam a máxima de Platão de que a música deve servir ao texto. Mediante estudos de fontes primárias – Tinctoris, Ganassi, Vicentino, Zarlino e Alberti – e secundárias sobre teóricos como Cí­cero e Quintiliano, elementos da retórica, principalmente decorum e pronuntiatio, são abordados para dar suporte à hipótese de que o conceito retórico de varietas foi usado como meio para criar expressividade musical.

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Biografia do Autor

Atli Ellendersen, Universidade Federal do Paraná

Atli Ellendersen é violinista da Camerata Antiqua de Curitiba. Estudou violino moderno com Arne Svendsen na Dinamarca e com Max Rostal na Suí­ça, e violino barroco com Manfredo Kraemer e Luis Otávio Santos. É bacharel em violino pela EMBAP, Curitiba, Mestre em Música pela UFPR e doutorando sob orientação de Dra. Silvana R. Scarinci em Musicologia histórica, pela UFPR. Faz parte do grupo de pesquisa histórica LAMUSA da UFPR tendo participado nos seus projetos de ópera barroca desde 2010. Participou de várias gravações de CD com a Orquestra Barroca do Festival de Música Colonial Brasileira, Juiz de Fora. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9149-1516. E-mail: atliellendersen@gmail.com.

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Ellendersen, A. (2019). ’Em todas as coisas a mudança é doce’: Varietas e paixão na música italiana renascentista. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2681

Edição

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