'Em todas as coisas a mudança é doce': Varietas e paixão na música italiana renascentista

Visualizações: 81

Autores/as

  • Atli Ellendersen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2681

Resumen

Neste estudo investigamos a procura ocorrida durante a Renascença por uma música emocionalmente envolvente. Por meio do estudo dos redescobertos tratados de retórica da Antiguidade, os teóricos da música na Itália reforçam a ligação entre música e poesia e aplicam a máxima de Platão de que a música deve servir ao texto. Mediante estudos de fontes primárias – Tinctoris, Ganassi, Vicentino, Zarlino e Alberti – e secundárias sobre teóricos como Cí­cero e Quintiliano, elementos da retórica, principalmente decorum e pronuntiatio, são abordados para dar suporte à hipótese de que o conceito retórico de varietas foi usado como meio para criar expressividade musical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Atli Ellendersen, Universidade Federal do Paraná

Atli Ellendersen é violinista da Camerata Antiqua de Curitiba. Estudou violino moderno com Arne Svendsen na Dinamarca e com Max Rostal na Suí­ça, e violino barroco com Manfredo Kraemer e Luis Otávio Santos. É bacharel em violino pela EMBAP, Curitiba, Mestre em Música pela UFPR e doutorando sob orientação de Dra. Silvana R. Scarinci em Musicologia histórica, pela UFPR. Faz parte do grupo de pesquisa histórica LAMUSA da UFPR tendo participado nos seus projetos de ópera barroca desde 2010. Participou de várias gravações de CD com a Orquestra Barroca do Festival de Música Colonial Brasileira, Juiz de Fora. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9149-1516. E-mail: atliellendersen@gmail.com.

Citas

ALBERTI, Leon Battista. De pictura. Bari: Laterza, 1998. E-book. ISBN: 9788897313502. Disponí­vel em: http://www.liberliber.it/online/opere/libri/licenze. Acesso em: 26.05.2017.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica – Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BORGERDING, Todd. Preachers, 'Pronunciatio', and Music. Hearing Rhetoric in Renaissance Sacred Polyphony. The Musical Quarterly, vol. 82, no. 3/4, edição especial: "Music as Heard" (outono-inverno), p. 586-598, 1998. DOI: https://doi.org/10.1093/mq/82.3-4.586

BOYDEN, David D. The History of Violin Playing from its Origins to 1761 and its Relationship to the Violin and Violin Music. New York: Oxford University Press, 1990. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198161837.001.0001

ENDERS, Jody. Music, Delivery, and the Rhetoric of Memory in Guillaume de Machaut's Remède de Fortune. PMLA, vol. 107, no. 3, Special Topic: Performance, p. 450-464, maio, 1992. DOI: https://doi.org/10.2307/462754

FABIAN, D.; TIMMERS, R.; SCHUBERT, E. (Ed.). Expressiveness in Music Performance – Empirical Approaches across Styles and Cultures. New York: Oxford University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199659647.001.0001

FANTHAM, Elaine. Varietas and Satietas; De oratore 3.96–103 and the limits of ornatus. A Journal of the History of Rhetoric, vol. 6, no. 3, p. 275-290, Summer, 1988. DOI: https://doi.org/10.1525/rh.1988.6.3.275

FARANDA, Rino; PECCHIURA, Piero (Ed.). Marco Fabio Quintiliano. L'istituzione oratoria, volume secondo. Torino: Unione tipografico-editrice Torinese, 2003, p. 274+276.

FELDMAN, Martha. The Composer as Exegete: Interpretations of Petrarchan Syntax in the Venetian Madrigal. In: GALLAGHER, Sean (Ed.). Secular Renaissance Music. Forms and Functions. New York: Routledge, 2016, p. 611-646.

GALILEI, Vincenzo. Dialogo della musica antica, et della moderna, Florença, 1581.

GALLO, F. Alberto. Pronuntiatio. Ricerche sulla storia di un termine retorico-musicale. Acta Musicologica, vol. 35, fasc. 1, p. 38-46, Jan.-Mar., 1963. DOI: https://doi.org/10.2307/931609

GANASSI, Sylvestro. Regola Rubertina, Veneza, 1542.

HALLAM, S.; CROSS, I.; THAUT, M. (Ed.). The Oxford Handbook of Music Psychology. New York: Oxford University Press, 2016.

HARRíN, Don. Toward a Rhetorical Code of Early Music Performance. The Journal of Musicology, vol. 15, no. 1, p. 19-42, Winter, 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/763902

_____. Elegance as a Concept in Sixteenth-Century Music Criticism. Renaissance Quarterly, vol. 41, no. 3, p. 413-438, Autumn, 1988. DOI: https://doi.org/10.2307/2861755

HAYNES, Bruce; BURGESS, Geoffrey. The Pathetick Musician. Moving an Audience in the Age of Eloquence. New York: Oxford University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199373734.001.0001

JAMBE DE FER, Philibert. Epitome musical, Lyon, 1556.

KIRKENDALE, Warren. Ciceronians versus Aristotelians on the Ricercar as Exordium, from Bembo to Bach. Journal of the American Musicological Society, vol. 32, No. 1, primavera, p. 1-44, 1979. DOI: https://doi.org/10.2307/831267

LAUSBERG, Heinrich. Elemente der literarischen Rhetorik. Eine Einführung für Studierende der klassischen, romanischen, englischen und deutschen Philologie. Ismaning: Max Hueber Verlag, 1990.

LOWINSKY, Edward E. Music of the Renaissance as Viewed by Renaissance Musicians. In: O'KELLY, Bernard (Ed.). The Renaissance Image of Man and The World. Columbus: Ohio State University Press, p. 129-177, 1966.

LUKO, Alexis. Tinctoris on Varietas. Early Music History, vol. 27, pp. 99-136, 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261127908000296

McCRELESS, Patrick. Music and Rhetoric. In: CHRISTENSEN, Thomas (Ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1017/CHOL9780521623711.029

NORCIO, Giuseppe (Ed.). Opere retoriche di M. Tullio Cicerone, volume primo. De Oratore, Brutus, Orator. Torino: Unione tipografico-editrice Torinese, 1970.

OLSON, S. Douglas (Ed.). Ancient Comedy and Reception. Essays in Honor of Jeffrey Henderson. Berlin/Boston: Walter de Gruyter GmbH, 2014. DOI: https://doi.org/10.1515/9781614511250

PALISCA, Claude V. Music and Ideas in the Sixteenth and the Seventeenth Century. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.5406/j.ctt1xcmq8

SMITH, Anne. The Performance of 16th-Century Music. Learning from the Theorists. New York: Oxford University Press. Edição do Kindle, 2011.

TARLING, Judith. The Weapons of Rhetoric. A Guide for Musicians and Audiences. Hertfordshire: Corda Music Publications, 2004.

VICENTINO, Nicola. L'Antica musica ridotta alla moderna prattica, Roma, 1555.

WEGMAN, Rob C. Sense and Sensibility in Late-Medieval Music: Thoughts on Aesthetics and 'Authenticity'. Early Music, vol. 23, no. 2, p. 298-304+306-308+310-312, May 1995. DOI: https://doi.org/10.1093/earlyj/XXIII.2.298

WILSON, Blake McDowell. Ut oratoria musica in the Writings of Renaissance Music Theory. In: MATHIESEN, Thomas. J.; RIVERA, Benito V. (Ed.). Festa Musicologica. Essays in Honor of George J. Buelow. Stuyvesant: Pendragon Press, 1995.

ZARLINO, Gioseffo. Sopplimenti musicali, Veneza, 1588.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Ellendersen, A. (2019). ’Em todas as coisas a mudança é doce’: Varietas e paixão na música italiana renascentista. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2681