Funções do Piano como Instrumento de Orquestra – Uma perspectiva pianí­stico-funcional na obra Uirapurú de Villa-Lobos

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Autores

  • Maria Bernardete Castelan Póvoas Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Midiã Rosa Cabral Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2671

Resumo

Neste artigo o piano é apresentado sob a ótica de sua utilização como instrumento integrante da orquestra e sob a perspectiva de suas qualidades pianí­stico-funcionais, consubstanciado este uso do instrumento por compositores. Após um breve histórico da trajetória do piano como instrumento orquestral, são elencadas funções e maneiras de utilização do piano de orquestra assim como possí­veis efeitos planejados pelos compositores. A pesquisa é de caráter exploratório e a apresentação de excertos da obra Uirapurú de Villa-Lobos, através de uma análise pianí­stico-funcional da grade orquestral, ilustra qualidades sonoras que emergem decorrentes da utilização funcional do instrumento na orquestra.

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Biografia do Autor

Maria Bernardete Castelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua nos cursos de Bacharelado e Pós-Graduação na mesma instituição. É bacharel, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa interdisciplinar sobre desempenho pianí­stico e música de câmara, com apresentações e publicações. Realiza recitais solo e de câmara em diferentes formações, estreia de obras e gravação de CD. Desde 2010 é integrante do Duo Castelan & Barros com Luí­s Claudio Barros. Atualmente encontra-se na Universidade de Aveiro, como pesquisadora integrada ao INET-md. E-mail: bernardetecastelan@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3169-4215

Midiã Rosa Cabral, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Música com habilitação em Piano pela Universidade Federal de São João del-Rei, obteve o grau de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de Criação e Interpretação Musical - Piano. Integrante da Banda de Música da Força Aérea Brasileira, lotada em Curitiba - PR, participou como pianista convidada de temporadas da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa. Mantém regular trabalho camerí­stico com músicos de renome e com estudantes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o piano, repertório: funções e sonoridades. E-mail: mindinhan@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-00032648-9636

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Póvoas, M. B. C., & Cabral, M. R. (2019). Funções do Piano como Instrumento de Orquestra – Uma perspectiva pianí­stico-funcional na obra Uirapurú de Villa-Lobos. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2671

Edição

Seção

Artigos

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