Música e a produção de afetos

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Autores

  • Gustavo Rodrigues Penha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2685

Resumo

Este artigo investiga diferentes maneiras de se conceber o afeto, buscando, por meio de uma revisão bibliográfica crí­tica, traçar conexões entre certas elaborações conceituais da filosofia de Gilles Deleuze – engendradas junto aos pensamentos de Espinosa e Bergson, dois de seus principais intercessores, bem como de seu parceiro Félix Guattari –, com reflexões de alguns compositores e musicólogos acerca do funcionamento dos afetos na composição musical. São abordadas: certas concepções de afeto-sentimento em música; a indicação de afetos, pelos compositores, por meio da escrita de caráter nas partituras; a atenção ao afetos catalogados, ou clichês, na composição musical; a invenção e inauguração de afetos na prática composicional; as qualidades e potências dos materiais musicais, compreendidos enquanto afetos sensí­veis; as estritas conexões e as cristalizações entre afetos sensí­veis e afetos problemáticos; a virtualidade dos afetos e dos perceptos; certas relações entre afeto, corte e tempo.

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Biografia do Autor

Gustavo Rodrigues Penha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Compositor, Gustavo Penha é bacharel pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), onde estudou com Sergio Kafejian e Paulo Zuben. Realizou mestrado e doutorado em Música na UNICAMP, sob orientação de Silvio Ferraz e com bolsa da FAPESP, e pós-doutourado na ECA/USP, com bolsa do CNPq. Durante seu doutorado participou de um estágio de pesquisa na Universidade Paris 8, estudando com José Manuel Lopez Lopez, Anne Sèdes e Alain Bonardi. Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3076-3477. E-mail: penha.gustavo@gmail.com

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Penha, G. R. (2019). Música e a produção de afetos. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2685

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