v. 5 n. 3 (2017): Revista Vórtex

					Visualizar v. 5 n. 3 (2017): Revista Vórtex
Publicado: 22.12.2017

Editorial

  • Editorial v5 n3

    Felipe de Almeida Ribeiro, Fabio Scarduelli
    1-1

    Visualizações: 51
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2153
  • Editorial | Dossiê "Percepção Musical: Práticas institucionais e Perspectivas futuras"

    Cristiane H. Vital Otutumi
    1-3

    Visualizações: 72
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2154

Dossiê

  • Más allá de la calificación. Usos de los resultados en evaluaciones de solfeo

    Leonardo da Silveira Borne
    1-21

    Visualizações: 77
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2155
  • A imagem musical compreendida à luz dos estágios de audiação notacional: Um estudo sobre a leitura musical significativa aplicada a músicos profissionais

    Ronaldo da Silva
    1-19

    Visualizações: 101
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2156
  • O ensino de percepção musical como prática Uma análise a partir de conceitos de Pierre Bourdieu

    Suelena de Araujo Borges Horn
    1-26

    Visualizações: 249
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2157
  • Memorização, Percepção Musical e Cognição – Oito questionamentos do dia-a-dia

    Caroline Caregnato
    1-19

    Visualizações: 308
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2158
  • Rhythm perception and music cognition: a brief survey

    Letícia Dias de Lima
    1-20

    Visualizações: 101
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2159

Artigos

  • El Cimarrón by Hans Werner Henze – A New Approach to Political Song

    Jose Mario Ortiz
    1-12

    Visualizações: 115
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2160
  • pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa

    António José Pacheco Ribeiro
    1-20

    Visualizações: 97
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2162
  • Música como Actividad Sociopolí­tica Discursos de resistencia en la música urbana mapuche williche

    Ignacio Soto-Silva
    1-19

    Visualizações: 324
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2163
  • La obra pianí­stica de Isaac Albéniz – Una bifurcación estética en sus composiciones de madurez

    Alfonso Pérez Sánchez
    1-25

    Visualizações: 135
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2164
  • O piano didático de César Guerra-Peixe – uma breve análise dos problemas estilí­sticos, técnicos e musicais da sua produção de 1942 até 1949

    Ernesto Hartmann
    1-31

    Visualizações: 169
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2165
  • Deslizando na Canção? O caso das harmonias maiores por tons descendentes

    Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
    1-33

    Visualizações: 124
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2166
  • Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira

    Sergio Gaia Bahia
    1-23

    Visualizações: 95
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2167
  • Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa

    Maria Bernardete Castelan Póvoas, Luís Cláudio Barros
    1-26

    Visualizações: 73
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2168
  • Cathy Berberian, Grock e as ideias de polifonia de ações, fragmentação textual, solfejo afetivo e humor em Sequenza III, para voz feminina, de Luciano Berio

    Gustavo Penha, Silvio Ferraz
    1-25

    Visualizações: 109
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2169
  • A inserção da música contemporânea no repertório de coros infantojuvenis – Descrição de uma metodologia

    Fernando de Oliveira Magre
    1-16

    Visualizações: 84
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2170

Tradução

  • Uma teoria dos gêneros musicais: duas aplicações

    Franco Fabbri, Marcio Giacomin Pinho
    1-31

    Visualizações: 441
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2161

Partitura

  • Paysagens de Leque de Waldemar de Almeida (1904-1975): uma nova edição

    Antonio Guilherme Cardoso Rodrigues, Erickinson Bezerra de Lima
    1-22

    Visualizações: 69
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2171