Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa
Visualizações: 78DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2168Resumo
Neste artigo são discutidas questões que orientaram a realização pianística da obra Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários (1985-2005) do compositor Edson Zampronha (1963-). É resultado de um processo que iniciou na audição, escolha e prática instrumental da obra para a sua realização em Recital-Palestra. Objetiva-se abordar aspectos relativos à sincronia e integração de movimentos entre os pianistas, e assinalar elementos musicais de correlação entre as três peças que constituem a obra em destaque, com a finalidade de otimizar o trabalho e a execução pianística de repertório para piano a quatro mãos. Os conteúdos apresentados referem-se, teórica e praticamente, ao desempenho e coordenação de movimentos em gestos e à interpretação da obra, e encontram-se aplicados em excertos musicais, considerados os efeitos sonoros vinculados a características específicas de cada peça.Downloads
Referências
BARROS, Luís Cláudio. A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso. [Doutorado em Música]. Porto Alegre-BR: UFRGS, 2008.
MACHADO, Fernanda Rosa. Abordagens de estudo e performance na obra Elegía de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica [Dissertação de Mestrado]. Natal-RN: UFPR, 2015.
MAGGIL, Richard A.. Aprendizagem motora – conceitos e aplicações. Tradução: Aracy Mandes da Costa. São Paulo SP: Edgard Blücher, 2005.
PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. Ação pianística, desempenho e controle do movimento: uma perspectiva interdisciplinar. Salvador-BA: In: III Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Salvador: EDUFBA, 2007: 540–548.
_______. Ciclos de movimento – um recurso técnico-estratégico interdisciplinar de organização do movimento na ação pianística. Brasília-DF. In: XVI Congresso da ANPPOM. Brasília: UNB, 2006. p. 665-670.
_______. Princípio da Relação e Regulação do Impulso-Movimento. Possíveis Reflexos na Ação Pianística. [Doutorado em Música]. Porto Alegre-BR: UFRGS, 1999.
_______. BARROS, Luís Cláudio. O efeito da antecipação do gesto pianístico: Recursos sonoro-interpretativos e estratégias de estudo na prática das Brasilianas n.8 e n.12 para piano a quatro mãos de Osvaldo Lacerda (1927-2011). Aveiro, PT. In: Performa15 International Conference on Musical Performance. Aveiro: UA, 2015, p. 1-14.
SCHMIDT, Richard Allen; LEE, Timothy D.. Aprendizagem e Performance Motora – dos princípios í aplicação. Porto Alegre: Artmed Editora, 9ª Edição, 2014.
SCHMIDT, Richard Allen; Wrisberg, Craig A.. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2001.
SlOBODA, John A.. A mente musical. Tradução: Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina PR: Eduel, 2008.
TEIXEIRA, Luis Augusto. Controle Motor. Darueri SP: Manole Editora, 2010.
Discografia
Edson Zampronha: Sensibile: ZAMPRONHA, Edson (Compositor), MASTROGIOVANNI, Attilio (Intérprete, piano). São Paulo: Clássicos Editorial, Espaço Promon. 2006 1 CD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maria Bernardete Castelan Póvoas, Luís Cláudio Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.