Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira
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https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2167Resumo
Este artigo propõe uma discussão sobre possíveis formas de abordar a música popular brasileira do ponto de vista de seus processos criativos,raramentetidos como centrais nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas noBrasil. Partindo dessa questão, propõe-se incialmente uma discussão sobre o modelo tripartite de NATTIEZ (1989) e as principais abordagens de análise musical por ele geradas. À luz desse modelo, será apresentado um breve painel de como algumas pesquisas brasileiras têm tratado os processos criativos da música popular. Talperspectivanos levará, ao final do artigo, a propor um caminho alternativo de análise, aplicando-o sobre obras do compositor brasileiro Moacir Santos. Trata-se de uma abordagem imanente na qual os conceitos teóricos extraídos da análise são aplicados na criação de novas composições, adicionando uma dimensão prática na pesquisa em processos criativos e ampliando o compartilhamento de ideias entre pesquisadores.Downloads
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