A imagem musical compreendida à luz dos estágios de audiação notacional: Um estudo sobre a leitura musical significativa aplicada a músicos profissionais
Visualizações: 109DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2156Resumo
Este artigo apresenta um estudo exploratório acerca da natureza da leitura musical significativa aplicada a vinte e um músicos profissionais, em que busca verificar de que maneira o grau de complexidade da música notada influencia a compreensão aural dos participantes, frente às limitações da memória humana. Como instrumento de pesquisa, foi desenvolvido o Teste de avaliação da compreensão musical (TACMus) a fim de colher indícios acerca do pensamento musical dos participantes, baseando-se nos estágios de audiação de Gordon. Alguns dos resultados apontaram a possibilidade de se atingir estágios de audiação mais elevados diante de um rendimento inferior de estágios anteriores, evidenciando que as variáveis analisadas tendem a se polarizar ao redor de padrões rítmicos e dos padrões tonais. Por fim, foi possível observar que a totalidade dos estágios de audiação pôde ser alcançada mediante abordagens mistas de leitura, ascendente e descendente.Downloads
Referências
AGNEW, M. A comparison of the auditory images of musicians, psychologists and children. Psychological Monographs, v. 31, n. 1, p. 268-278, 1922. Disponível em <http://psycnet.apa.org/index.cfm?fa=buy.optionToBuy&id=2011-14619-014>. Acesso em 4, fev., 2015. DOI: https://doi.org/10.1037/h0093158
______. The auditory imagery of great composers. Psychological Monographs, v. 31, n. 1, p. 279-287, 1922. Disponível em <http://psycnet.apa.org/journals/mon/31/1/279.pdf>. Acesso em 9, fev., 2015. DOI: https://doi.org/10.1037/h0093171
BAILES, F. A. Musical imagery: hearing and imagining music, v. 1. 2002. Dissertation (Doctor of Philosophy) – University of Sheffield, South Yorkshire 2002. Disponível em <http://etheses.whiterose.ac.uk/3452/>. Acesso em 8, fev., 2015.
BRODSKY, W.; HENIK, A.; RUBINSTEIN, B.; ZORMAN, M. Auditory imagery from musical notation in expert musicians. Perception & Psychophysics, v. 65, n. 4, p. 602-612, 2003. Disponível em <http://link.springer.com/article/10.3758%2FBF03194586>. Acesso em 14, jul., 2015. DOI: https://doi.org/10.3758/BF03194586
CASPURRO, M. H. R. S. Efeitos da aprendizagem da audiação da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação. 2006. Tese (Doutorado) – Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2006.
COVINGTON, K. The mind´s ear: hear music and no one is performing. College Music Society, v. 45, p. 25-41, 2005. Disponível em <http://www.jstor.org/stable/40374518>. Acesso em 14, jul., 2015.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 2 ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2003.
FARIA, E. L. B.; MOURíO JÚNIOR, C. A. Os recursos da memória de trabalho e suas influências na compreensão da leitura. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 33, n. 2, p. 288-303, 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932013000200004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 17, jul., 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200004
FERREIRA, D. F. Estatística básica. 2. ed. rev. Lavras: UFLA, 2009.
GARDNER, H. The mind"™s new science: a history of the cognitive revolution . New York: Basic Books, 1985.
GIBBONS, J. D.; CHAKRABORTI, S. Nonparametric statistical inference. 4th ed. New York: Marcel Dekker Inc., 2003.
GOLDEMBERG, R. Modus Novus e a abordagem intervalar da leitura cantada í primeira vista. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 107-120, dez. 2011. Disponível em <http://www.anppom.com.br/opus/data/issues/archive/17.2/files/OPUS_17_2_Goldemberg.pdf>. Acesso em 7, set., 2014.
______. Uma avaliação da abordagem ascendente para a leitura cantada í primeira vista. Revista da ABEM, v. 23, n. 34, p. 80-94, jan-jun 2015. Disponível em <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/520/445>. Acesso em 13, jul., 2015.
GOLDEMBERG, R.; FINE, P. Evaluation of a bottom-up model of musical sight-singing: the case of modus novus. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR MUSIC PERCEPTION AND COGNITION, 13, 2014, Seoul. Proceedings"¦ Seoul: Yonsei University, College of Music, 2014. p. 113-117.
GORDON, E. E. Learning sequences in music: skill, content, and patterns. Chicago: GIA Publications, 1993.
______. All about audiation and music aptitudes. Music Educators Journal, v. 86, n. 2, p. 41-44, sep. 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/3399589
______. Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Tradução de Maria de Fátima Albuquerque. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2000.
INTONS-PETERSON, M. J. Components of auditory imagery. In: REISBERG, D. (Ed.). Auditory imagery. New York: Psychology Press, 2014. p. 45-72.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livro, 2005.
LEHMANN, A. C.; MCARTHUR, V. Sight-reading. In: PARNCUTT, R.; MCPHERSON, G. E. The science and psychology of music performance: creative strategies for teaching and learnin. New York: Oxford University Press, 2002. p. 135-150. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195138108.003.0009
LEVITIN, D. J. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. 2. ed. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
MAGALHíES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. 7. ed. São Paulo: EDUSP, 2010.
MORAIS, A. M.; NEVES, I. P. Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista. Revista Portuguesa de Educação, v. 20, n. 2, p. 75-104, 2007. Disponível em <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpe/v20n2/v20n2a04.pdf>. Acesso em 22, mar., 2015.
NIEHAUS, L. Developing jazz concepts: for saxofone and others instruments. [S.l.]: Hal Leonard, 1981.
OTTMAN, R. W.; ROGERS, N. Music for sight singing. 8th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2011.
PERETZ, I.; ZATORRE, R. J. Brain organization for music processing. Annual Review of Psychology, v. 56, p. 89-114, feb. 2005. Disponível em <http://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annurev.psych.56.091103.070225>. Acesso em 14, jul., 2015. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.56.091103.070225
RUTKOWSKI, J. The measurement and evaluation of children`s singing voice development. The Quarterly, v. 1, n. 1-2, spring 1990. Disponível em <http://www-usr.rider.edu/~vrme/v16n1/visions/spring10>. Acesso em 15, set., 2014.
SAUNDERS, T. C.; The stages of music audiation: a survey of research. The Quarterly, v. 2, n. 1 & 2, spring/summer, 1991. Disponível em <http://library.sc.edu/music/gordon/487.pdf>. Acesso em 15, jul., 2015.
SEASHORE, C. E. Psychology of music. New York: McGraw-Hill Book Company, 1938.
SNYDER, B. Music and memory: an introduction. London: MIT Press, 2000.
SOBREIRA, S. G. Desafinação vocal. 2. ed. Rio de Janeiro: Musimed, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ronaldo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.