v. 9 n. 17 (2020): Revista Educação e Linguagem

					Visualizar v. 9 n. 17 (2020): Revista Educação e Linguagem
Publicado: 2020-08-12

Expediente e Sumário

Apresentação

  • Estudos de gênero e educação: diversidade, políticas e resistências

    Fabiane Freire França, Claudia Priori, Ana Lucia Galinkin
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.9-10

Entrevista

Dossiê Gênero

  • Lésbicas e Ensino Superior: entre o silêncio e a fala

    Daniela Auad, Luisa Bitencourt Martins
    26-51
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.26-51
  • A construção do feminino e suas sexualidades em grafitos escolares

    Adriano Rogério Cardoso, Tânia Regina Zimmermann
    52-77
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.52-77
  • Poder e resistência em práticas discursivas e sociais de mulheres indígenas da Amazônia

    Raimundo Nonato de Pádua Câncio
    78-95
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.78-95
  • A educação continua no “armário”: reflexões sobre a inclusão da diversidade sexual nas políticas educacionais

    José Cleudo Gomes, Maria de Nazaré Tavares Zenaide
    96-114
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.96-114
  • As construções conceituais de gênero, sexualidade e corpo e seus impactos nas violências de gênero contra as mulheres

    Janaína Bueno Bady, Adriano do Carmo Flores de Lima, Denise Regina Quaresma da Silva
    115-133
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.115-133
  • Questões de gênero em sala de aula a partir de uma perspectiva crítica de educação linguística

    Helen Cristina Dias da Silva Lemes, Hélvio Frank de Oliveira
    134-153
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.134-153
  • Quando a exceção se torna regra totalitária: o cruzamento do movimento escola sem partido com a persecução aos estudos de gênero e à educação para as sexualidades

    Fabiana Aparecida de Carvalho
    154-179
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.154-179
  • Gênero, sexualidade e ensino de biologia: o que pode um corpo estranho nos currículos de biologia?

    Júlio César de Oliveira Santos, Anna Luiza Martins de Oliveira
    180-200
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.180-200
  • Masculinidades e educação: aspectos teóricos e a enunciação bolsonariana

    Douglas Henrique Gomes, Alberto Mesaque Martins
    201-227
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.201-227
  • A questão de gênero no plano municipal de educação de curitiba: da construção social à supressão político-legislativa (2014/2015)

    Juliano Eugenio da Silva, Paulo Eduardo Dias de Mello
    228-260
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.228-260
  • “Estar em drag é um manifesto”: a performance drag queen e o gênero como posição identitária

    Diego Ebling do Nascimento, Giuliano de Souza Andreoli, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    261-289
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.261-289
  • Os (des)caminhos do sentido: a representação do gênero e sua (re)significação oficial na segurança pública brasileira

    Deyvid Braga Ferreira, Elione Maria Nogueira Diógenes, Fabrícia Carla Albuquerque Silva
    290-312
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.290-312
  • Direitos humanos e educação: a literatura de autoria afro-brasileira em sala de aula

    André Eduardo Tardivo, Wilma dos Santos Coqueiro
    313-333
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.313-333
  • Cartas de mulheres: narrativas de educadoras e discentes sobre a cultura afro-brasileira e africana na escola

    Ingrit Yasmin Oliveira da Silva Batista, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
    334-350
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.334-350
  • “Isso já vem de sempre”: a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil e as vivências religiosas das professoras como parte de seu habitus

    Adriane Knoblauch, Leniara Pellegrinello Camargo
    351-378
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.351-378
  • (In)visibilidade, gênero e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) na saúde: caminhos para uma pedagogia radical

    Leonardo Carnut
    379-399
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.379-399

Artigo de fluxo contínuo

  • Uma revisão sistemática sobre semiótica, multimodalidade e ensino de ciências da natureza na educação do aluno surdo

    Jomara Mendes Fernandes, Ivoni Freitas-Reis, Waldmir Nascimento de Araújo Neto
    400-432
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.400-432
  • Os jogos digitais para o desenvolvimento da consciência fonológica na alfabetização: uma revisão sistemática de literatura

    Daniela Karine Ramos, Luciana Augusta Ribeiro do Prado
    433-452
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.433-452
  • Modelo pedagógico baseado em sistemas de recomendação para escrita coletiva digital

    Michele Alda Rosso Guizzo, Alexandra Lorandi Macedo, Patricia Alejandra Behar
    453-474
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.453-474
  • Metodologias ativas e formação ética no contexto do novo paradigma tecnológico: experiências de docentes da Universidade Estadual do Paraná – Unespar

    Ricardo Fernandes Pataro, Ulisses Ferreira de Araújo
    475-510
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.475-510
  • O apagamento de /d/ no morfema de gerúndio no falar culto de Fortaleza-CE

    Brenda Kathellen Melo de Almeida, Maria Lidiane de Sousa Pereira, Aluiza Alves de Araújo
    511-538
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.511-538
  • O curso de pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel: um estudo de caso sob o olhar quantitativo

    Valdecir Soligo, Liliam Faria Porto Borges, Josenei Godoi de Medeiros
    539-554
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.539-554
  • “Loa de Maracatu”: vivência do gênero textual na educação de pessoas jovens, adultas e idosas

    Ana Cláudia de França, Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
    559-585
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.559-585
  • Percepções de alunos sobre a figura social do professor

    Ana Carolina Faria Coutinho Gléria, Herbert Luan Lopes da Silva
    586-604
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.586-604
  • O funcionamento textual-discursivo de recursos linguísticos em A Última Crônica, de Fernando Sabino

    Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, Edson Carlos Romualdo
    605-628
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.605-628
  • Contribuições da leitura e da literatura infantil para os processos do pensamento, da linguagem e da língua escrita na criança: uma análise na perspectiva da teoria histórico-cultural

    Bruna Assem Sasso dos Santos, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
    629-646
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.629-646