Quando a exceção se torna regra totalitária: o cruzamento do movimento escola sem partido com a persecução aos estudos de gênero e à educação para as sexualidades

Autores

  • Fabiana Aparecida de Carvalho Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.154-179

Resumo

O presente trabalho, em caráter ensaístico e ancorado em teorizações pós-críticas e feministas, objetiva problematizar o vínculo entre o Programa/Movimento Escola sem Partido (ESP) e o combate a uma suposta Ideologia de Gênero, apontando a criação de práticas de vigília, controle e normatização que se debruçam sobre os gêneros e as diferenças sexuais e instauram uma potência subjetivadora do medo nas pedagogias escolares e culturais. Como foco analítico, estabelece um percurso genealógico ao considerar – em decorrência da leitura de Projetos de Lei, das proposições do website do movimento e da atualidade do contexto brasileiro, como os discursos religiosos fortalecem a perseguição aos estudos de gênero e se interpõem como política no país. Traz em seu escopo a discussão voltada para a ideia de que o ESP é uma biopolítica de exceção, ou seja, um modo de governamentalidade criado a partir do deslocamento de pensamentos e regras de grupos particulares, que se interpõem como o pensamento de todos os grupos sociais e como força de lei sem, contudo, constituir-se como lei. Discute como tal modo de governo congrega-se às narrativas políticas e religiosas e se funde ao ideário de uma Ideologia de Gênero que, supostamente, corrompe a moral devota de estudantes. Nessa concepção, os estudos de gênero são configurados como a não verdade do sexo natural e do cristianismo. O ESP se constela em discursividades perigosas e geradoras de preconceitos, de violências e de silenciamentos das dissidências sexuais e de gênero e das compreensões feministas sobre a constituição das pessoas.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

DE CARVALHO, Fabiana Aparecida. Quando a exceção se torna regra totalitária: o cruzamento do movimento escola sem partido com a persecução aos estudos de gênero e à educação para as sexualidades. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 154–179, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2020.9.17.154-179. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6601. Acesso em: 15 dez. 2025.