Percepções de alunos sobre a figura social do professor
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.586-604Resumen
A profissão docente no Brasil é permeada historicamente por inúmeros estigmas sociais: a baixa remuneração, as condições precárias das escolas públicas, a indisciplina dos alunos, a sobrecarga de trabalho e vários outros fatores, que tornam suas condições de trabalho difíceis; além da difusão da opinião da mídia e de grupos sociais, que criam estereótipos caricaturados. Assim sendo, configurou-se, como objetivo desta pesquisa, analisar quais os perfis docentes materializados, através dos discursos de discentes do ensino médio em uma escola pública. Para isso, a metodologia teve uma abordagem qualitativa, com auxílio de uma pesquisa de campo apoiada por intermédio de entrevistas com estudantes, tendo como fundamento, para sua interpretação, a análise do discurso e as concepções entre escola e sociedade. As respostas foram divididas em quatro categorias, cujos resultados sugerem que a percepção dos alunos sofre influências, tanto das interações diárias com os mais variados tipos e estilos de professor, como também pelos estigmas que a sociedade tem sobre a profissão docente. Nossas conclusões apontam que a visão dos discentes sobre o professor é pautada na perspectiva da desvalorização profissional do docente, mas também apoiada no fato de o professor ser um construtor de conhecimento, um sujeito inteligente e que sabe lidar com as mais diversas realidades, as quais estão presentes no cotidiano de uma sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
